Ação é desdobramento de investigação contra a troca de recados entre integrantes dentro e fora do sistema prisional
Advogados foram alvos de uma operação na manhã desta segunda-feira (4) em Joinville, no Norte de Santa Catarina. A ação do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) ocorre no âmbito de uma investigação que apura a troca de recados entre os profissionais e membros de uma facção criminosa que estão presos, além da inserção de drogas no sistema prisional.
A Operação “Impedimentum” cumpriu três mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados pela 13ª Promotoria de Justiça de Joinville. O GAECO recolheu possíveis provas que serão analisadas para o aprofundamento das investigações.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Segundo o Ministério Público (MPSC), a operação é um desdobramento da Operação “Sob Encomenda 5ª Fase”, deflagrada em dezembro de 2024. Na ocasião, uma advogada suspeita de atuar como intermediária entre os integrantes da facção foi alvo de buscas em sua residência e no escritório profissional. Durante as diligências, a investigada tentou impedir o acesso do GAECO ao seu celular, e teve ainda o apoio de familiares para impedir a apreensão do aparelho.
Operação Sob Encomenda
A Operação Sob Encomenda foi deflagrada em 2021, também sob a condução da 13ª Promotoria de Justiça de Joinville com apoio operacional do GAECO. Ela foi instaurada para investigar e iniciar um processo criminal contra agentes públicos e advogados que foram cooptados por facções criminosas com atuação em Santa Catarina.
O objetivo da investigação, que corre em segredo de Justiça, é coibir as práticas ilícitas de comunicação entre presos e outros criminosos fora do sistema prisional, a entrada de drogas e celulares nos estabelecimentos prisionais, além de outros crimes praticados pelo crime organizado.
Homem morre e criança fica ferida em acidente entre caminhões na BR-280
Com a força do impacto, as vítimas ficaram presas às ferragens
Uma colisão entre dois caminhões deixou um homem morto e duas pessoas feridas, entre elas uma criança de 8 anos, na madrugada desta segunda-feira (4). O acidente ocorreu na BR-280 em Rio Negrinho, no Norte de Santa Catarina.