Contaminação ocorreu após tombamento de caminhão tanque carregado na SC-110
O Instituto do Meio Ambiente (IMA-SC) informou nesta quinta-feira (7) que segue avaliando a extensão do dano ambiental causado por um acidente envolvendo um caminhão carregado com gasolina e óleo diesel em Presidente Nereu, no Vale do Itajaí. Segundo o IMA, os combustíveis contaminaram um córrego, mas não chegaram a atingir um rio utilizado para abastecimento urbano.
O acidente ocorreu na terça-feira (5), na SC-110. O caminhão tanque que transportava os produtos perdeu os freios e tombou em uma ribanceira na margem da rodovia. O motorista precisou saltar do veículo ainda em movimento diante do perigo de colidir e sofrer uma explosão. Ele teve apenas escoriações e foi levado ao hospital.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Após o acidente, o combustível atingiu a vegetação próxima e chegou a um pequeno córrego. Diante disso, as equipes do IMA, da Polícia Militar Ambiental, do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e da Prefeitura de Presidente Nereu, em conjunto com técnico ambiental contratado pela empresa responsável pelo transporte, instalaram um barramento que conseguiu conter o avanço dos químicos até o rio próximo.

De acordo om o coordenador regional do Meio Ambiente de Rio do Sul, Francisco Goetten de Lima, agora, as equipes do IMA trabalham para verificar a regularidade do transporte, avaliar os danos ambientais e acompanhar a implementação de medidas definitivas de limpeza e recuperação da área, que devem ser realizadas pela empresa responsável pelo transporte do combustível.
O IMA é responsável pelo licenciamento ambiental e fiscalização do transporte de produtos perigosos em Santa Catarina. Segundo apurado pela Polícia Militar Rodoviária (PMRv), o motorista do caminhão não possuía o curso necessário para transportar produtos perigosos. O veículo possuía capacidade para até 25 mil litros de combustível, mas não foi possível identificar a quantidade de carga no momento do acidente.
Padrasto é preso por amarrar e amordaçar criança para cometer estupros
Vítima, de apenas 8 anos, era ameaçada de morte para que não revelasse os abusos
Um homem de 42 anos foi preso nesta quarta-feira (6) após ser condenado pela reiterada prática de estupro de vulnerável. Ele era padrasto da vítima, que tinha apenas 8 anos na época dos fatos, em 2015. Os crimes ocorreram em Xaxim, no Oeste de Santa Catarina, a cerca de 26 quilômetros de Chapecó.