Diretoria demite Pintado após mais um empate e busca um novo “salvador” para evitar a queda
O Figueirense se agarra na matemática para seguir sonhando com a permanência na série C do Campeonato Brasileiro. Após mais um empate sofrido em casa, o “Furacão” terminou a 16ª rodada da série C dentro da zona de rebaixamento, em 17º lugar, e em iminente risco de cair para a quarta divisão nacional. Se antes do jogo contra o Maringá a ambição ainda era buscar o G8 com quatro improváveis vitórias seguidas, agora o desejo é atingir a pontuação mínima para terminar fora do Z4.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Desde que a série C começou a ser disputada no formato atual, com um turno único de 20 clubes, em que os quatro últimos são rebaixados e os oito primeiros vão para a segunda fase, a pontuação mais baixa de um 16° colocado foi do Floresta, que escapou do rebaixamento com 19 pontos em 2024. Já a mais alta foi do próprio Figueirense, que terminou a primeira fase com 22 pontos em 2023. Em 2022, ano de estreia do formato, o Altos somou 21 pontos e terminou fora do Z4.
A média nos últimos três anos para escapar do rebaixamento foi de 20,66 pontos – como no futebol não há pontuação fracionada, o “número mágico” é de 21 pontos. Com 17 até o momento, o Figueirense precisa somar quatro dos últimos nove pontos para evitar a queda, ou seja, uma vitória e um empate. Vale lembra que o time não vence há cinco jogos e empatou na última rodada com o Maringá, que não vence há 14. Os próximos adversários são: São Bernardo (3°), Floresta (6°) e Ypiranga (8°).
Pintado demitido
Uma das medidas que a diretoria alvinegra tomou para tentar evitar o rebaixamento foi a demissão do técnico Pintado. O primeiro jogo do treinador na série C deste ano foi há exatamente três meses, quando o Figueirense empatou em 1×1 com a Itabaiana fora de casa. Naquele momento, o “Furacão” era o lanterna da competição, com três derrotas e dois empates. Desde lá, o time conquistou três vitórias, sete empates e duas derrotas.
Agora, ao final da 16ª rodada, o Figueirense voltou para a zona de rebaixamento e decidiu rescindir o contrato com o treinador. O nome do novo comandante ainda não foi anunciado, mas fato é que, independente de quem for, terá um trabalho duro pela frente.
Veja como foi o jogo
Fraudes em concurso: duas pessoas são presas em operação do GAECO
Autoridades investigam favorecimento de candidatos vinculados a prefeitura no Oeste catarinense
Duas pessoas foram presas em uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) na manhã desta terça-feira (12). A ação teve como objetivo cumprir sete mandados de busca e apreensão em quatro cidades para apurar possíveis fraudes em um concurso público do município de Macieira, no Oeste de Santa Catarina.