30 de abril de 2024
TV Barriga Verde
Saúde

Agosto dourado: O mês do aleitamento materno

O mês de agosto começou na última segunda-feira (1º) e durante os próximos 28 dias é comemorado o Agosto Dourado, mês dedicado para a conscientização sobre a importância do aleitamento materno. Uma série de ações são desenvolvidas em todo o país, tanto do governo, quanto de ONGs, para dar atenção à pauta, e levar informação para a população.

Com o tema “apoiar a amamentação é cuidar do futuro”, o Ministério da Saúde lançou, em Brasília, no Distrito Federal, a Campanha Nacional de Amamentação 2022. A iniciativa tem como objetivo fortalecer o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida da criança e sua continuidade até os dois anos ou mais, além dar suporte a mulheres e redes de apoio quanto a amamentação segura e seus benefícios.

A meta estabelecida pela Organização Mundial da Saúde é de aumentar em 50% a taxa de aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida até 2025. Os percentuais referentes ao aleitamento materno no Brasil são positivos, segundo Janini Ginani, coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno da Secretaria de Atenção Primária à Saúde.

“Dados recentes mostram que a prevalência de aleitamento materno na primeira hora de vida é de 62%. Esse primeiro contato é extremamente benéfico”, explica. “Temos ainda uma prevalência de aleitamento materno de mais de 60% para crianças menores de dois anos”, acrescenta Janini.

Acompanha a matéria especial completa do Band Cidade, sobre o Agosto Dourado:

 

Saúde

Saúde

Saúde

Saúde

Saúde

Saúde