Ex-capitão da seleção brasileira masculina de vôlei escolheu a capital catarinense para lançar a obra por ser o local onde iniciou a trajetória como atleta profissional
O ex-capitão da seleção brasileira masculina de vôlei, Bruno Rezende, o “Bruninho”, está em Florianópolis para o lançamento da autobiografia Entre Sombras e Vitórias, que conta sua vencedora trajetória no esporte e todas as dificuldades e felicidades que passou no caminho. A obra será lançada nesta quarta-feira (20), às 19h, na loja da Livrarias Catarinense, localizada no piso L1 do Beira-Mar Shopping. No período da tarde, ele passou pela sede da TVBV e conversou com a equipe do Jogo Aberto SC sobre o lançamento.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Ele contou que escolheu a capital catarinense pelo carinho que tem pela cidade, afinal foi por aqui que ele começou a trajetória no esporte profissional e defendeu a extinta Cimed, conquistando quatro títulos da Superliga Nacional de Vôlei. “Nesse livro tem muito de Floripa. Eu comecei basicamente a minha carreira por aqui. É uma cidade especial que eu tinha que fazer o lançamento aqui”, explica Bruninho.
O livro conta detalhadamente alguns dos momentos mais marcantes da carreira de Bruninho, desde as glórias até as decepções. As primeiras páginas trazem o relato do atleta sobre um dos dias mais dolorosos da vida dele: a prata nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Além de momentos, ele também descreve diversos sentimentos, como o do peso de carregar o sobrenome Rezende, popularizado no voleibol mundial pelo pai dele, o treinador da seleção masculina Bernardinho.
“Eu acho que o mais bacana é que eu acredito que o esporte e as biografias têm a possibilidade de mostrar o que é a vida real mesmo, e a minha ideia não era só contar as vitórias, mas realmente todo o processo de superação nos momentos mais difíceis, de resiliência, das grandes frustrações, cicatrizes que as derrotas de alguma maneira colocam na gente, e de como encontrar essa obsessão pela vitória, a felicidade e o equilíbrio, então acho que a base do livro é essa, e eu espero que as pessoas possam de alguma maneira tirar lições pra vida delas também”, conta.
Outro fator de peso dessa publicação está no prefácio, que contou com a colaboração de dois grandes nomes do esporte brasileiro e mundial: o jogador de futebol Neymar e o surfista Gabriel Medina, celebridades com as quais ele mantem uma forte amizade.
UFSC desenvolve IA que facilita conciliação após problemas com companhias aéreas
Programa já está disponível na internet e tem grande potencial utilitário
Um grupo de estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina criou uma Inteligência Artificial com um grande potencial utilitário. O grupo de pesquisa Governo Eletrônico, Inclusão Digital e Sociedade do Conhecimento (Egov) desenvolveu o Concil-IA, tecnologia que facilita os processos de conciliação entre consumidores e empresas aéreas em casos de danos morais e materiais, como atrasos, extravio e danos na bagagem.