Obra vai atender os bairros da Armação e Pântano do Sul e deve contemplar 15 mil moradores até 2037
A região sul de Florianópolis deu mais um passo para a implantação do primeiro Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) no Sul da Ilha. A obra da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) obteve a Licença Ambiental Prévia (LAP) da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram), que confirma a viabilidade ambiental do projeto e estabelece as diretrizes para a implantação. A informação foi dada pela Prefeitura nesta quinta-feira (21).
O novo SES vai atender os bairros da Armação e do Pântano do Sul, contemplando 11 bacias de esgotamento sanitário. A previsão é atender cerca de 15 mil moradores até 2037. O investimento previsto é de R$ 65 milhões, no sistema que será projetado para uma vazão média de 30 litros por segundo e máxima de 45 litros por segundo. Atualmente, a região não conta com sistema público de coleta e tratamento de esgoto, o que torna a obra inédita e estratégica para a cidade.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
A medida contribuirá para a melhoria da qualidade ambiental e da balneabilidade na região. Além disso, deve haver uma redução na incidência de doenças de veiculação hídrica, beneficiando diretamente a saúde pública. Indiretamente, espera-se também a valorização imobiliária e turística da região. “Ainda está prevista a implantação de uma cortina verde em todo o perímetro do terreno, o que reforça o compromisso com medidas de mitigação ambiental”, reforça o Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alexandre Waltrick.

“A iniciativa faz parte de um trabalho maior que estamos realizando para ampliar a cobertura de esgoto em todo o município. Nosso compromisso é olhar com atenção para os bairros que mais precisam e, ao mesmo tempo, avançar de forma responsável e positiva na proteção do meio ambiente e na saúde da população”, destaca o prefeito, Topázio Neto.
A implantação do novo SES trará melhorias significativas, como a coleta e o tratamento adequados do esgoto, a fim de reduzir lançamentos irregulares ou ineficientes em áreas ambientalmente sensíveis. “Essa é uma importante oportunidade de demonstrar o esforço que o Governo do Estado, a CASAN e Prefeitura vêm fazendo para cumprir as metas de universalização de esgoto na Capital. Tivemos um crescimento de 14% na cobertura de esgoto em Florianópolis entre 2022 e 2025, com investimentos de R$ 575 milhões e vamos seguir nesse caminho”, afirmou o presidente da CASAN, Edson Moritz.
Morre bebê internado na UTI com fraturas; polícia investiga possíveis agressões
Em menos de uma semana, mortes de 2 crianças abriram investigações por possíveis maus-tratos em SC
Morreu na noite desta quarta-feira (20) o bebê de apenas 8 meses que havia sido internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com uma série de fraturas pelo corpo e lesão no pulmão. Ele estava desde a madrugada anterior no Hospital Universitário Santa Terezinha de Joaçaba, no Meio-Oeste de Santa Catarina. A Polícia Civil (PCSC) investiga uma suspeita de agressões físicas contra a criança.