22 de agosto de 2025
TVBV ONLINE
Leo Coelho

Cerâmicas de artista indígena mineiro integram mostra inédita

Obra do artista Nei Xakriabá que integra a exposição ReverberAção na Fundação Cultural Badesc. (Foto: Divulgação)
Nei Xakriabá apresenta ‘ReverberAção’ a partir de 28 de agosto no Jardim da Fundação Cultural Badesc; a curadoria é de Betânia Silveira

A Fundação Cultural Badesc recebe, a partir da quinta-feira, 28 de agosto, a exposição “ReverberAção”, do artista indígena Nei Xakriabá. Instalada no Jardim da Fundação, em Florianópolis, a mostra com curadoria de Betânia Silveira é inédita e reúne seis moringas zoomórficas modeladas em argila, que são objetos que evocam a relação ancestral do povo Xakriabá com a terra, a água e os animais do cerrado. A abertura será a partir das 19h.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

As peças, moringa com tampa de gavião, moringa mãe-da-lua, moringa tamanduá, moringa onça, moringa peixe e moringa cobra, foram criadas ao longo do mês de junho de 2025, após meses de diálogo entre o artista e a curadora. Cada uma carrega uma narrativa simbólica que expressa a luta pelo território, a retomada das práticas cerâmicas tradicionais e a resistência cultural de um povo que reverbera sua existência através da arte.

Essa é a primeira vez que o artista expõe em Santa Catarina e na Fundação Cultural Badesc. A mostra “ReverberAção” poderá ser visitada até 14 de novembro de 2025 no Jardim da Fundação Cultural Badesc, que fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro de Florianópolis.

           

             

Avaí paga salários de funcionários e da base; atletas profissionais seguem atrasados

Situação no clube é polêmica e jogadores decidiram não treinar nesta quinta

Na tarde desta quinta-feira (21), o Avaí informou que quitou, de forma integral, toda a folha salarial dos funcionários e atletas da base. Esse é um importante passo para o time ter a normalização financeira. No entanto, o salário dos atletas profissionais seguem atrasados. Prazos para o pagamento já foram dados, mas já passaram e não foram cumpridos.

Continue lendo