22 de agosto de 2025
TVBV ONLINE
Esportes

Manezinha brilha com a seleção brasileira na Ásia e conquista bronze no mundial

Foto: Bernardo Ebert/TVBV Online
Sofia Monteira Will é líbero e mora a mais de 800 km para conquistar o sonho de ser atleta profissional

Santa Catarina é peça chave para o futuro do voleibol brasileiro feminino. Diversas atletas nascidas no estado defendem a seleção nacional profissional e de categorias para jovens. Nesta sexta-feira (22), o Jogo Aberto SC recebeu a Sofia Monteiro Will, líbero da seleção sub-21 que conquistou a medalha de bronze no Mundial Sub-21, disputado na Indonésia nas últimas semanas. A manezinha de 19 anos é atleta do Sesi Bauru Sub-21 e é um dos jovens nomes para ficar de olho pensando no futuro.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Além dessa medalha de bronze, conquistada no último domingo em Surabaia, a atleta ainda tem um ouro conquistado pela seleção brasileira. Em 2024, ela fez parte do grupo campeão sul-americano em Osorno, no Chile, ocasião em que foi eleita a melhor líbero do torneio. Sofia se sente muito orgulhosa dessas conquistas e de representar Santa Catarina na seleção brasileira.

“O sonho de todo atleta, independente de qualquer esporte, é chegar numa seleção brasileira, independente se é de base, se é adulta. Então, é meio que o auge de todo atleta chegar lá, porque são os melhores, então, fico muito feliz por isso, de ter conseguido chegar e ter jogado o campeonato. Então, é muito legal pra mim, e a gente sente que vale a pena, né, todo o trabalho que a gente fez, desde morar fora de casa, ficar longe da família, abdicar de muita coisa, então, é, a gente vê que vale a pena, que a gente tá no caminho certo. Então por isso foi muito bom. E foi ótimo subir no pódio, pegar medalha de bronze, porque só de ter ido pra lá já é muita coisa, de ter ido pra Indonésia disputar campeonato mundial. Não é pra qualquer um, mas poder voltar pra casa com uma lembrança também é muito bom, então, fico muito grata por tudo e, é isso, é seguir, seguir aí pra conquistar sempre mais”, comenta Sofia. 

Sonho de defender seleção adulta

A Sofia é jovem, mas sonha alto com o futuro. Ela revela que vestir a camiseta da seleção principal é um dos maiores sonhos dela como atleta, mas sabe que o nível é alto e que vai precisar de trabalho duro para conquistar essa vaga.

“É claro, né, meu sonho é conquistar uma seleção brasileira adulta, eu vou trabalhar firme pra chegar lá, vai ser muito difícil, ainda mais pra minha posição, que é muito exigida. E é isso, é trabalhar muito pra, com certeza, tentar chegar lá um dia”, sonha.

Sesi Bauru

A jovem é natural de Florianópolis, mas está morando em Bauru, interior paulista, a mais de 800 km de distância, para dedicar a vida ao esporte. Ela defende a equipe sub-21 do Sesi Bauru, atualmente na Superliga C, terceira divisão nacional. Por lá, o resto do ano vai ser puxado, com disputa do Campeonato Paulista, Copa do Brasil Sub-21, etapa nacional da Superliga C, podendo se classificar para a Superliga B, e o Campeonato Brasileiro Interclubes.

“A expectativa é a melhor. Eu volto pra lá no domingo pra integrar com o time de novo e vamos treinar firme pra tentar conquistar os três títulos”, destaca.

Pai orgulhoso

Fabio Roberto Will, pai de Sofia, é um dos grandes fãs da atleta. Ele relata que é um orgulho ter uma filha jogando no nível em que ela está, mas que isso é tudo mérito dela. “Olha, foi uma honra, um presente aqui pra mim, pra minha esposa, a mãe, a Daniela, ter a Sofia representando o Brasil. Uma competição tão importante, o mundial, que a gente sabe que são pouquíssimos que conseguem chegar. Mas, mérito dela, o trabalho dela. O sacrifício que ela teve nesses anos, o decorrer desses anos pra chegar até lá e ela conquistou”, comentou.

Foto: Bernardo Ebert/TVBV Online

Sobre a saudade da filha, ele diz que ainda bate, mas que  já foi maior. “E a saudade, né? Tem, hoje diminui um pouco. O contato que a gente consegue fazer com as chamadas, tudo, os vídeos. E lá, na Indonésia, a gente tentou, de repente, acompanhar indo até o campeonato, mas ficou muito em cima pra gente poder”, complementa.

Assista à participação dela no Jogo Aberto SC

           

             

Avaí paga salários de funcionários e da base; atletas profissionais seguem atrasados

Situação no clube é polêmica e jogadores decidiram não treinar nesta quinta

Na tarde desta quinta-feira (21), o Avaí informou que quitou, de forma integral, toda a folha salarial dos funcionários e atletas da base. Esse é um importante passo para o time ter a normalização financeira. No entanto, o salário dos atletas profissionais seguem atrasados. Prazos para o pagamento já foram dados, mas já passaram e não foram cumpridos.

Continue lendo