Caso aconteceu em 2022, quando os réus invadiram um bar e agrediram torcedores de times de outro estado
Dez torcedores do Joinville foram julgados na última segunda-feira (25) por cometerem uma série de crimes contra torcedores de Remo e Paysandu no município de Joinville, Norte do estado, em 2022. Somadas as penas ultrapassam 100 anos de prisão.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
O caso ocorreu em fevereiro de 2022, em um bar no bairro Aventureiro, e envolveu agressões com pedaços de pau, tacos de beisebol e barras de ferro contra torcedores paraenses. Todos os réus foram condenados por tentativa de homicídio duplamente qualificada, por associação criminosa e constrangimento ilegal.
O julgamento durou 3 dias, de segunda (25) a quarta-feira (27). Após o debate, os réus não tiveram o direito de recorrer em liberdade. Quatro deles receberam penas de 10 anos e meio de prisão, e outros três receberam penas de pouco mais de oitos anos. Os demais acusados foram penalizados com 15 anos, 13 anos e 12 anos de reclusão. Todas as penas serão em regime inicial fechado.
Segundo a Promotora de Justiça Wendhausen Cavallazzi, o caso não se enquadra em rixa, “Aqui o que temos foi outra coisa: um ataque planejado, armado e direcionado. Os réus entraram no bar para impor medo, subjugar torcedores rivais e, sobretudo, para ferir e matar”.
Entenda o caso:
O caso teve início quando cerca de 30 integrantes de uma torcida organizada do JEC invadiram um bar em que os torcedores paraenses do Remo e do Paysandu estavam reunidos para assistir a uma partida entre as equipes. Durante a invasão, os criminosos agrediram violentamente as vítimas com pedaços de pau, tacos de beisebol e barras de ferro, configurando a tentativa de homicídio.
Câmeras de segurança flagraram a movimentação dos agressores até o bar. Durante o percurso, eles ameaçaram outros torcedores que vestiam camisetas de times de fora da cidade. Já no bar, eles obrigaram os torcedores a tirarem as camisetas dos clubes, afirmando que aqueles que recusassem seriam mortos.
Uma das vítimas se recusou a obedecê-los, o que causou um ataque dos agressores contra homens, mulheres, incluindo uma grávida, e crianças. Durante as agressões um dos clientes tentou socorrer este homem, mas acabou sendo brutalmente agredido por um dos réus com socos, chutes, uma barra de ferro e uma cadeira, mesmo após cair desacordado. A vítima ficou gravemente ferida e foi internada na UTI.
A confusão acabou quando a proprietária do bar interviu. O atendimento médico chegou a tempo para que não houvesse mortes no local.
*Com revisão de Bernardo Ebert
Florianópolis recebe etapa de abertura do Circuito Brasileiro Pro de Skate de 2025
Competição acontecerá na Trinda Times e reunirá os melhores skatistas profissionais do cenário nacional
Entre os dias 19 e 21 de setembro, a pista de skate da Trindade, a Trinda Times, receberá a etapa de abertura do Circuito Brasileiro Pro de 2025. As inscrições foram abertas nesta semana, então os participantes ainda não estão definidos. No entanto, por ser a abertura da competição e em um local tão emblemático do estado, a expectativa é que os maiores nomes do cenário nacional do Street estejam presentes.