11 de setembro de 2025
TVBV ONLINE
Educação SC

Universidade Gratuita e Fumdesc já beneficiaram 54 mil estudantes

Foto: Secom/GovSC
Programas facilitam a entrada de pessoas de baixa renda em instituições de ensino superior, com gratuidade e bolsa

Desde 2023, quando os programas Universidade Gratuita e o Fumdesc (Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior Catarinense) foram criados pelo Governo do Estado, mais de 54 mil estudantes foram beneficiados pelas iniciativas. A trajetória de milhares de pessoas, que sonhavam em ingressar em uma instituição privada de ensino superior, mas não tinham condições financeiras, foi transformada.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Segundo o Governo do Estado, 82% dos beneficiados cursaram o ensino médio em escolas públicas estaduais. O número de estudantes que conciliam a formação com uma jornada de trabalho também se destaca. Entre todos os contemplados, 85% fazem esse esforço duplo de estudar e trabalhar para garantir um futuro melhor na carreira.

Conheça os programas

No Universidade Gratuita, os alunos têm direito à integralidade do pagamento das mensalidades, ou seja, o Estado paga o valor total da universidade até a conclusão do curso. Já o estudante beneficiado pelo Fumdesc recebe um valor percentual, que varia de acordo com o índice de carência do aluno, para auxiliar no pagamento das mensalidades até o final da graduação.

“O programa é tudo para mim. Graças ao programa, consigo fazer a minha faculdade, sem ele eu não conseguiria de jeito nenhum. Vou ser eternamente grato a tudo que o programa proporciona para a gente, enquanto acadêmico. Antes, eu teria que trabalhar para poder pagar a faculdade, e quando eu pude finalmente cursar sem nenhum custo e poder usufruir do meu salário para outros fins foi uma felicidade enorme”, destaca o estudante de direito, Vinicius Loch. Ele faz parte dos diversos estudantes que fazem parte de famílias que, por muito tempo, não acreditavam na possibilidade de um diploma se tornar realidade.

Vinícius | Foto: Secom/GovSC

Contrapartidas

Além de beneficiar o povo com educação, os programas trazem outros benefícios par a sociedade catarinense. Ou seja, os estudantes após formados prestam serviço em contrapartida pelo benefício recebido. Com isso, mais profissionais qualificados são disponibilizados para atender a população, como médicos, advogados, psicólogos, entre outros profissionais, formados pelas duas maiores iniciativas do Governo do Estado, as maiores de acesso ao ensino superior do Brasil.

“Depois de formado, eu me vejo uma nova pessoa, numa nova fase. Isso vai abrir diversas portas, diversos caminhos que antes não seriam acessíveis. É algo que eu gosto de estar fazendo, eu gosto do curso em que eu estou. Eu me dedico mais do que 100%, porque de fato eu quero trazer mudança para as pessoas e assim eu trago mudança para mim também diversos aspectos”, conta o estudante de psicologia, Mateus Luís Matos.

Mateus | Foto: Secom/GovSC

Transforma SC e Educação Levada a Sério

Para acompanhar a contrapartida dos profissionais depois de formados foi criado o programa Transforma SC. Ele é um dos pilares do programa Educação Levada a Sério, que ainda tem os programas Escola Boa, Qualifica SC e CaTec+. Este é o maior pacote de investimentos do Governo do Estado na história da educação catarinense. O valor total investido é de R$ 4,1 bilhões para atender os quatro eixos.

As frentes reúnem medidas estratégicas para fortalecer a educação em Santa Catarina. Entre as ações estão a qualificação da aprendizagem dos estudantes, a valorização e a formação continuada de professores, a melhoria da infraestrutura escolar e a ampliação do ensino técnico e profissional alinhado aos arranjos produtivos de cada região. Também fazem parte a contrapartida dos estudantes beneficiados pelos programas de acesso e permanência no ensino superior, Universidade Gratuita e o Fumdesc, iniciativas que devem gerar impactos significativos no desenvolvimento socioeconômico do Estado.

           

             

Salas de aula da rede estadual serão 100% climatizadas até 2026

Novo programa Escola Boa irá ivnestir R$ 171 mi em 5,7 mil aparelhos

Estudantes da rede estadual de ensino devem iniciar o ano letivo com mais conforto em 2026. O Governo de Santa Catarina anunciou, no último dia 28 de agosto, que 100% das salas de aula estarão climatizadas com ar-condicionado até lá. A medida integra o novo programa Escola Boa, que tem como objetivo promover ambientes modernos, seguros e adequados para o aprendizado.

Continue lendo

https://www.tvbv.com.br/salas-de-aula-da-rede-estadual-serao-100-climatizadas-ate-2026