10 de setembro de 2025
TVBV ONLINE
Ocorrência

Balsa encalha em Laguna por conta do vento Sul e da maré vazante

Imagem: @faroldesantamarta/Redes Sociais/Reprodução
Prefeito explica que medidas do município e do estado já estão em andamento para evitar novos casos

Uma balsa que fazia o transporte de diversos veículos de Laguna até a Ilha do Farol de Santa Marta encalhou na manhã desta terça-feira (9) na região dos Molhes da Barra, causando transtorno para diversas famílias que contavam com o serviço. Segundo o prefeito de Laguna, Peterson Crippa da Silva, esse encalhe aconteceu por conta da união de dois fenômenos: a maré vazante e o vento Sul, que empurrou a embarcação até o local onde a maré estava muito baixa. Além disso, ele ressalta que ainda há um assoreamento natural de décadas.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

No entanto, ele afirma que está trabalhando em medidas para evitar novos episódios como esse. Uma delas é a licitação para contratar uma nova balsa, o que não acontece há cerca de 10 anos. “Sou obrigado a fazer”, diz. De acordo com ele, a realização dos estudos para isso custará mais de R$ 350 mil. Outra medida é a solicitação ao Porto de Laguna para ajudar o município fazendo a dragagem de uma parte do berçário que atende os barcos e a balsa, na parte mais ao Sul do Porto.

“Creio que são medidas mais “rápidas” que podemos fazer, amparadas pela técnica e pela legalidade. Pegamos o cenário caótico e extremamente “doentio” nas relações entre tudo que enolve a travessia do pontal”, comenta.

Apoio do governo

O governo de Santa Catarina também trabalha para diminuir os acontecimentos desse tipo no local. O governador Jorginho Mello já lançou a licitação, a qual já houve uma empresa vencedora, para elaborar um projeto para a derrocagem da Barra. Nesse caso, há a previsão de 10 meses para os estudos ficarem prontos. Outra medida é o desassoreamento da foz do complexo, que vai da boca dos molhes até a altura da Vila Vitória. Neste caso, a licitação será lançada em outubro. O estudo para a realização desse projeto tem previsão de duração de 15 meses.

“Agradeço também ao governador Jorginho Melo, por ter colocado no Orçamento do estado para 2026 os estudos técnicos para a ponte do Pontal. Ali teremos a solução imediata , mas até lá temos muito trabalho e , infelizmente , muitas dores de cabeça ainda”, finaliza.

           

             

Trabalhador morre esmagado por duas toneladas de açúcar

Acidente aconteceu dentro de uma empresa de bebidas no Sul do estado

Um homem morreu morreu esmagado por duas toneladas de açúcar na manhã desta terça-feira (9) em Tubarão, no Sul catarinense. O acidente, segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, ocorreu por volta das 11h dentro de uma empresa de bebidas.

Continue lendo