Outubro será marcado por chuvas fortes em curtos períodos e índices de precipitação caem em novembro
A previsão do tempo em Santa Catarina indica que o sol, que voltou a aparecer na tarde desta terça-feira (9), deve predominar ao longo dos próximos dias. De acordo com análise da equipe de meteorologia da Epagri, o tempo permanece firme em todas as áreas até o final da primeira quinzena do mês. Depois, a chuva volta a predominar na segunda metade do mês, o que contribui para a precipitação acima da média do mês em SC.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Vale lembrar que os primeiros dias de setembro foram de chuvas intensas, causadas pelas passagens de duas frentes frias nos dias 4 e 5, 8 e 9. O acumulado dos primeiros 10 dias ficou acima dos 50 mm em grande parte do estado. Os destaques foram as regiões do Grande Oeste, Planalto Sul, Alto Vale e parte serrana da Grande Florianópolis com valores de 80mm a 100mm. Em Mirim Doce e Urubici, tiveram 140mm de chuva no período.
Previsão para outubro e novembro
Outubro deve ser o mês com maior precipitação no estado em toda a primavera, com a precipitação podendo atingir até 280mm no Oeste e 180mm nas demais regiões. No entanto, isso deve se concentrar em poucos dias e o mês terá alguns períodos de estiagem, principalmente no Oeste.
Desta forma, a Epagri orienta aos moradores que estejam sempre atentos aos avisos meteorológicos. Já novembro será marcado pela redução nos índices pluviométricos, com previsão de 130 a 180 mm em média em todo o estado.
Temperaturas
As temperaturas nos próximos meses ficam dentro da média histórica, com alguns períodos de queda acentuada e outros de calor mais intenso. Segundo as previsões meteorológicas, há até possibilidade de geada na Serra. As tardes quentes, com máximas acima de 30°C, são esperadas em poucos dias consecutivos e o Oeste é a região do estado que tende a registrar dias mais quentes.
A Epagri explica que essas condições de neutralidade climática se deve à não influência de El Niño ou La Niña. O resfriamento das águas do Pacífico, no entanto, pode indicar a formação de uma La Niña fraca e de curta duração, entre o fim da primavera e início do verão
Trio é condenado a mais de 100 anos por homicídio violento no Vale do Itajaí
Denúncia aponta que eles sequestraram a vítima, a mantiveram em cárcere privado e depois a executaram em uma área de mata
A justiça catarinense condenou três homens a penas que, somadas, ultrapassam 100 anos de prisão. Eles responderam por um crime praticado em março de 2023, que envolveu sequestro e morte violenta na região do Vale do Itajaí.