5 de novembro de 2025
TVBV ONLINE
Política

Câmara dos Deputados aprova urgência do projeto de anistia

Imagem: Agência de Notícias da Câmara dos Deputados.

Foram 311 votos favoráveis, 163 contrários e 7 abstenções, apenas dois deputados catarinenses votaram contra

O Governo Lula teve mais uma derrota na Câmara dos Deputados com a aprovação, na noite da última quarta-feira (17), do pedido de urgência do Projeto de Lei (PL) 2162/2023, que concede anistia aos envolvidos nos protestos de 8 de janeiro de 2023. O resultado final foi de 311 votos favoráveis, 163 contrários e 7 abstenções. Apenas dois deputados catarinenses do Partido dos Trabalhadores (PT), votaram contra.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

A decisão de colocar o PL em votação foi tomada pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), após um encontro com líderes partidários. Deputados que apoiam o projeto comemoraram o resultado. Logo após o anúncio do resultado, Motta afirmou que o país precisa ser pacificado. “O Brasil precisa de pacificação. Não se trata de apagar o passado, mas de permitir que o presente seja reconciliado e o futuro construído em bases de diálogo e respeito. Há temas urgentes a frente e o país precisa andar”, comentou. Em uma rede social a deputada federal catarinense Caroline de Toni (PL-SC) que “a caminhada não termina aqui. Mas hoje o Brasil pode respirar aliviado: as liberdades começam a ser restauradas”.

O relator do projeto será designado nesta quinta-feira (18), para a articulação de um texto “que encontre o apoio da maioria ampla da Casa”. O PL da Anistia é de autoria do deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), o projeto concede anistia “aos participantes das manifestações reivindicatórias de motivação política ocorridas entre o dia 30 de outubro de 2022 e a data de entrada em vigor da lei”. Uma das reinvindicações é de que a anistia alcance também o ex-presidente Jair Bolsonaro condenado por uma suposta tentativa de golpe de estado sem mesmo estar no país no momento dos fatos.

Confira o discurso de Hugo Motta, presidente da Câmara:

Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados. Imagem: Agência Câmara de Notícias.

Não para impor uma verdade, mas para garantir que todas sejam ouvidas. Hoje pautamos a urgência de um projeto de lei do deputado Marcelo Crivella para discutir o tema. Agora um relator será nomeado para que possamos chegar, o mais rápido possível, a um texto substitutivo que encontre o apoio da maioria ampla da Casa.

Um presidente da Câmara não pode ser dono de teses, nem de verdades absolutas. Sempre que alguém se declarou dono da verdade, o país perdeu. E nesse caminho de construção coletiva, quero reafirmar a mensagem que guia nossa gestão: O Brasil precisa de pacificação. Cabe ao Plenário, soberano, decidir. O Plenário é o coração da República.

           

             

VÍDEO: Cobra venenosa emaranhada em uma bicicleta é resgatada em Florianópolis

Animal tinha pouco mais de um metro e a espécie é conhecida pela peçonha potente, que pode levar à morte

Uma cobra cascavel, espécie considerada de alto risco por possuir uma forte peçonha, foi resgatada na tarde desta quarta-feira (17) em uma residência na Costeira do Pirajubaé, em Florianópolis. Ela estava emaranhada em uma bicicleta que…

Continue lendo