19 de setembro de 2025
TVBV ONLINE
Serviços

Cidadãos podem acessar dados em tempo real sobre obras em Florianópolis

Imagem: Reprodução
Contratos de engenharia estão disponíveis em plataforma digital para garantir transparência e fiscalização social

Agora, todos os cidadãos de Florianópolis podem acompanhar em tempo real o andamento e informações sobre qualquer obra pública do município. A partir desta quinta-feira (18), todos os contratos de engenharia firmados pela Prefeitura estão disponíveis no sistema CIGA-Obras, plataforma digital implantada em 2025.

O sistema permite o acompanhamento completo das obras públicas, desde a licitação até a entrega, oferecendo eficiência e transparência à população. De acordo com o Município, o uso da ferramenta garante uma redução expressiva nos riscos de irregularidades, uma vez que todas as informações ficam organizadas e acessíveis ao cidadão.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Com a novidade, agora todas as placas informativas das obras municipais deverão apresentar um QR Code que direcione o cidadão à página do Portal da Transparência ao ser escaneado. A medida integra o programa “Olho na Obra”, que reforça o controle social e a participação ativa da população na fiscalização ao permitir que qualquer pessoa acesse com facilidade todos os dados da obra em questão.

“O CIGA-Obras se tornou imprescindível na gestão de Florianópolis, porque concentra em um único sistema todas as informações das obras, desde a licitação até a entrega. Colocar 100% dos contratos na plataforma é um avanço significativo para a transparência e para a boa gestão dos recursos públicos”, destaca o Controlador-Geral do Município, Carlos Alberto de Araújo.

Foto: Prefeitura de Florianópolis

Além de centralizar as informações, o sistema também possibilita o acompanhamento de licitações, contratos, termos aditivos e do andamento físico-financeiro das obras em tempo real. A Prefeitura também trabalha na capacitação dos servidores para assegurar o uso pleno da plataforma.

“As capacitações são fundamentais para que os servidores dominem o sistema. Esse conhecimento garante uma gestão mais eficiente, que reduz falhas e facilita o acompanhamento pela própria população. Fora da Prefeitura, é uma mudança que fortalece o controle social, empodera o cidadão e garante que a gestão das obras públicas seja acompanhada de perto por todos”, complementa o Chefe de Departamento de Auditoria na Área de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, Eduardo Pereira.

           

             

Prefeitura volta atrás e manterá 15 quiosques irregulares; 20 serão demolidos

Pontos operam em áreas públicas de Florianópolis sem alvará ou pagamento de impostos

A Prefeitura de Florianópolis divulgou uma nova relação da destinação dos 35 quiosques irregulares em área pública que serão fechados para cumprir o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). A mudança de posição ocorreu nesta quinta-feira (18), após uma reunião com vereadores da base do governo que pediram as mudanças com base em solicitações da comunidade.

Continue lendo