Precipitação deixa diversas localidades em risco muito alto para ocorrências associadas
Esse domingo (21) em Santa Catarina será marcado por dois fenômenos bem marcantes: chuvas intensas e declínio acentuado das temperaturas. Assim como neste sábado (20), o dia começa com temperaturas elevadas em todas as regiões. No entanto, essa condição, somada ao deslocamento de uma frente fria e à umidade do ar, faz com que todas as regiões registrem uma precipitação acentuada.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Na parte da manhã, a divisa com o Rio Grande do Sul, que registra temporais desde sábado, deve continuar com os índices altos de precipitação. No período da tarde, as instabilidades avançam para as demais regiões e devem atingir de forma mais intensa os municípios do Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte, sendo que estas localidades apresentam risco muito alto para ocorrências associadas. Nos demais pontos, o risco vai de alto a moderado. A situação fez com que a Defesa Civil emitisse um alerta para todo o estado, com os locais listados acima em nível de aviso especial. Confira:
Após algumas horas, a frente fria se afasta lentamente, o que faz com que os ventos soprem mais forte, com rajadas de até 70 km/h. Esse fenômeno traz uma massa de ar frio e seco, que deve chegar ao estado ao anoitecer, provocando uma queda acentuada das temperaturas. Com isso, todas as regiões tem termômetros marcando abaixo dos 20°C, com destaque para a Serra, onde eles marcam 15°C. A situação exige atenção de todas as regiões para ocorrências associadas, com exceção do Litoral e do Médio Vale do Itajaí.
Próximos dias
O início da segunda-feira (22) ainda tem algumas regiões registrando chuvas intensas, ainda reflexo da instabilidade do fim de semana, provocando risco alto para ocorrências associadas. Com o passar do dia, a frente fria dá lugar à massa de ar seco, que provoca a estabilidade do tempo e uma queda ainda mais acentuada das temperaturas.
À noite, as temperaturas variam entre 5 e 10°C entre o Grande Oeste e os Planaltos e não passam dos 14°C no Litoral. Nas regiões de serra, os termômetros podem ficar ainda mais baixos. Com isso, o risco para ocorrências associadas à hipotermia variam de baixo a moderado. O mar também exige atenção, com ondas chegando aos 3m.
Nos dias seguintes, essa massa de ar frio e seco continua atuando no estado. Nas regiões mais frias, como Meio-Oeste, Serra e Grande Florianópolis Serrana, há condição para geada ao amanhecer. Com o tempo estável e a presença do sol, as temperaturas tendem a subir durante o dia e as tardes são agradáveis.
Caio Bonfim: de campeão em Blumenau a medalha de ouro no mundial de Tóquio
Atleta passou por Santa Catarina no início da vitoriosa carreira
O marchador Caio Bonfim finalizou a participação no Mundial de Atletismo em Tóquio com chave de ouro, ou melhor, com medalha de ouro. Na noite desta sexta-feira (19), o brasileiro, natural de Sobradinho, no Distrito Federal, fez uma prova impressionante e sagrou-se campeão mundial nos 20 km da modalidade, prova que é considerada a mais forte dele. Com isso, tornou-se o brasileiro com mais pódios da história do campeonato. Além desse ouro, ele tem dois bronzes, conquistados em 2017 e 2023, ambos nos 20 km, e uma prata, conquistada na prova de 35 km em 2025.