Crime pode ter sido motivado por vingança por acidente ocorrido no ano passado
A Polícia Civil (PCSC) prendeu neste sábado (20) o homem apontado como autor da execução de Lucas Antônio de Lacerda, professor de 39 anos, na última segunda-feira (15) em São José, na Grande Florianópolis. O suspeito estava escondido na Praia de Fora em Palhoça, a cerca de 25 quilômetros do local do crime.
A vítima foi morta com nove disparos de arma de fogo em plena luz do dia. O assassinato ocorreu quando o professor transitava na Rua Otto Júlio Malina, no bairro Ipiranga, dirigindo um Peugeot/207SW, e foi surpreendido pelo atirador, que disparou contra o para-brisas do carro. O crime bárbaro foi registrado pelas câmeras do sistema de monitoramento Bem-Te-Vi e é tratado como uma execução planejada.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Para a PCSC, o crime está vinculado a um acidente ocorrido no ano anterior. A linha de investigação segue a hipótese de Lucas ter sido assassinado por vingança, após ele ter colidido contra uma motocicleta no Estreito, em Florianópolis. O acidente resultou na morte do motociclista, que era filho do suspeito preso neste sábado.
Após o acidente, o professor passou a responder a um processo por homicídio culposo – quando não há intenção de matar – que já tinha o julgamento marcado para 2026. O réu havia apresentado a defesa, em que alegou não haver provas da autoria, mas a denúncia foi mantida.
Com base nas informações apuradas até o momento, a PCSC pediu a prisão preventiva do suspeito da execução, que foi expedida pela 2ª Vara Criminal de São José com manifestação favorável do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). As investigações prosseguem com novas diligências que serão realizadas nos próximos dias.
Grave acidente deixa criança morta e outras duas feridas na BR-282
Oito pessoas estavam nos dois carros envolvidos na colisão
Uma criança morreu e outras sete pessoas ficaram feridas em um grave acidente registrado na noite deste sábado (20) em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC), a colisão entre dois carros ocorreu na BR-282 na Linha Batistello, no interior do município.