24 de setembro de 2025
TVBV ONLINE
Paulo Chagas

Santa Catarina lança Estação Primavera e impulsiona turismo o ano inteiro

Iniciativa inédita do Governo valoriza festas típicas, fortalece a cultura regional e consolida o turismo como motor da economia catarinense / Fotos: Leo Munhoz / SECOM

O Governo de Santa Catarina lançou a primeira edição da Estação Primavera, consolidando uma estratégia inédita para fortalecer o turismo em todas as estações do ano. A iniciativa valoriza as tradicionais festas catarinenses, como Oktoberfest, Marejada, Tirolerfest e Fenarreco, e reforça o turismo como uma das principais matrizes econômicas do estado, responsável por 12,6% do PIB.

Evento entra no calendário

O evento de lançamento, em Treze Tílias, destacou não apenas a cultura regional, mas também ações inovadoras, como o novo Calendário de Eventos do Estado e a Central de Atendimento ao Turista via WhatsApp. Além disso, a Operação Estação Primavera, em parceria com a Polícia Militar, garante segurança e tranquilidade para moradores e visitantes durante as festividades. A ação demonstra o compromisso do governo em ampliar o fluxo turístico, descentralizar os atrativos além do litoral e projetar Santa Catarina como referência nacional e internacional, unindo cultura, segurança e desenvolvimento econômico.

Júlia Zanatta defende liberdade financeira com PEC contra vigilância digital

Parlamentar catarinense Julia Zanatta /  Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

A deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC) apresentou a PEC nº 35/2025, que recebeu o apoio de 172 parlamentares, para assegurar a liberdade financeira dos brasileiros diante do avanço das moedas digitais emitidas por bancos centrais, como o Drex. A proposta determina que a criação e circulação dessas moedas só possam ocorrer com aprovação do Congresso Nacional e proíbe a extinção do papel-moeda. Zanatta alerta para riscos de vigilância e censura financeira ligados às CBDCs e defende que qualquer mudança nessa área seja debatida amplamente pelo Legislativo.

Posição firme da deputada

A iniciativa da deputada Júlia Zanatta é positiva porque coloca em pauta um tema de enorme relevância para a sociedade: a preservação da privacidade, da autonomia e da liberdade individual em um cenário de rápida digitalização financeira. Essa tem sido uma das principais bandeiras da parlamentar, que se posiciona firmemente contra qualquer forma de controle excessivo do Estado sobre a vida dos cidadãos. Ao exigir que decisões sobre moedas digitais passem pelo crivo do Congresso, a PEC fortalece o debate democrático e garante que a população não fique sujeita a medidas unilaterais. Trata-se de uma postura responsável, que valoriza a soberania do cidadão e assegura equilíbrio entre inovação tecnológica e direitos fundamentais.

Confira aqui o posicionamento de Julia Zanatta no retorno à Câmara dos Deputados, em defesa da PEC