Profissionais formados pelos programas Universidade Gratuita e Fumdesc iniciam serviços de contrapartida em prol da sociedade catarinense
A sociedade catarinense já está sendo beneficiada pelos profissionais formados pelos programas Universidade Gratuita e do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior Catarinense (Fumdesc). Até o momento são 3.032 pessoas aptas a retribuir o investimento feito na sua formação superior com a prestação das contrapartidas. A ação faz parte do Transforma SC, iniciativa que integra o movimento Educação Levada a Sério, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED).
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
O Universidade Gratuita e o Fumdesc já concederam mais de 54 mil benefícios a estudantes de diversas regiões de Santa Catarina, tornando os programas as duas maiores políticas estaduais de acesso e permanência no ensino superior do Brasil. Até o segundo semestre de 2026, a previsão é ter 11.314 egressos estejam prontos para iniciar as atividades. “Eu tive dois semestres com a bolsa, então totalizaram 220 horas de contrapartida. No meu caso, no caso do instituto, o principal objetivo deles eram palestras relacionadas a psicologia. Então, eu faço isso hoje. Faço palestras, oficinas, dinâmicas e vou ajudando no que eu posso”, comentou a psicóloga Bruna Karnopp.
O bacharel em educação física, Jackson Izaquiel Meirelles, relata que o programa proporcionou muita experiência de atuação profissional dentro da área do curso
“Eu atuei dentro da área de iniciação desportiva, dentro da área de natação e também fiz trabalhos de contrapartida na área de reabilitação, que foi um programa em iniciação desportiva para crianças e adolescentes. de educação física”, conta.
A transformação proporcionada pelas iniciativas se justifica ainda mais pelos números, já que 82% são estudantes que realizaram o ensino médio em escolas públicas estaduais. Além disso, o número de estudantes que conciliam a formação com uma jornada de trabalho também se destaca. Entre todos os contemplados, 85% fazem esse esforço duplo de estudar e trabalhar para garantir um futuro melhor na carreira.
Educação Levada a Sério
O programa Educação Levada a Sério é o maior pacote de investimentos do Governo do Estado na história da educação catarinense. O valor total investido, através da Secretaria de Estado da Educação, é de R$ 4,1 bilhões para atender os quatro eixos que compõem a iniciativa: Escola Boa, Qualifica SC, Transforma SC e CaTec+.
As ações reúnem medidas estratégicas para fortalecer a educação em Santa Catarina. Entre elas, estão a qualificação da aprendizagem dos estudantes, a valorização e a formação continuada de professores, a melhoria da infraestrutura escolar e a ampliação do ensino técnico e profissional alinhado aos arranjos produtivos de cada região. Também fazem parte a contrapartida dos estudantes beneficiados pelos programas de acesso e permanência no ensino superior, Universidade Gratuita e o Fumdesc, iniciativas que devem gerar impactos significativos no desenvolvimento socioeconômico do Estado.
Número de trabalhadores por aplicativo cresceu 170% em 10 anos, diz BC
Fenômeno reduziu desemprego, mas gerou postos de trabalho precarizados
O número de pessoas trabalhando em aplicativos de transporte e de entrega aumenta a cada ano no Brasil. Entre 2015 e 2025, enquanto a população ocupada no país cresceu cerca de 10%, o número de trabalhadores por…