26 de setembro de 2025
TVBV ONLINE
Esportes

Barra enfrenta a torcida mais fanática da série D na final

Imagem: Santa Cruz/Redes Sociais/Divulgação
Média do Santa Cruz em jogos na Arena Pernambuco é superior a 39 mil torcedores

O Barra inicia mais um importante capítulo de uma breve história a partir da tarde deste sábado (27). A partir das 17h, a bola rola para a final do Campeonato Brasileiro da Série D, competição que pode dar o primeiro título nacional ao clube de apenas 12 anos de idade. Essa disputa será em dois jogos, com o segundo sendo disputado na Arena Barra, em Itajaí.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Porém, o duelo começa bem longe da casa do “Pescador”. Mais de 3,2 mil quilômetros separam o moderno estádio no Litoral catarinense da Arena Pernambuco, casa do Santa Cruz no mata-mata desta série D, em Recife. A delegação da equipe catarinense embarcou nesta quinta-feira (25) para a capital pernambucana e, nesta sexta (26), fez o último treino antes do primeiro jogo da final.

Muito diferente do Barra, o Santa Cruz é um clube com muita tradição nacional, sendo campeão da série C em 2013. A “cobra coral” já participou da série A 24 vezes e já ficou duas vezes em quarto lugar. Outra campanha de destaque foi na Copa Sul-Americana de 2016, quando chegou nas oitavas de final. Porém, depois de diversos rebaixamentos, a equipe está na série D desde 2021 e agora tenta o título nacional da competição.

Já o Barra, nunca disputou a série C do Campeonato Brasileiro e disputou a elite do Campeonato Catarinense em apenas quatro oportunidades.

Torcidas

A torcida do Santa Cruz é dita como uma das mais fanáticas do Brasil. Em alguns anos, a média no Arruda, casa oficial do clube, foi superior a 60 mil torcedores, deixando muitos clubes grandes para trás. Outra prova desse fanatismo é a média de público dentro da série D. Com 23 mil torcedores, a ocupação média nos jogos disputados na Arena Pernambuco e no Arruda é maior que o dobro do segundo colocado na lista, que é o América-RN, com 11.817, e maior que todos os times das séries B e C. E mais, fica em 11º lugar no ranking da série A.

Se for levado em consideração apenas jogos na Arena Pernambuco, onde o clube optou por mandar os jogos no mata-mata da série D, essa média sobe para 39 mil, abaixo apenas de Flamengo e Corinthians dentre todos os times brasileiros.

Já o Barra tem uma média muito inferior, de apenas 1.189 torcedores. No mata-mata, os números cresceram e, no jogo do acesso, foi de 3,5 mil. Esse fator pode fazer a diferença no psicológico das equipes na final.

Arbitragem

A arbitragem para o jogo deste sábado será comandada por Fernando Antonio Mendes de Salles Nascimento Filho (PA). Ele será auxiliado por Marcio Gleidson Correia Dias (PA) e Acácio Menezes Leão (PA). O quarto árbitro escalado Angleison Marcos Vieira Monteiro (RO). Marcio Henrique de Gois (SP) ficará no comando do VAR.

           

             

Aparições de gambás são mais comuns a partir de setembro, diz CBMSC

Temporada ocorre até meados do mês de março; nesta semana, dois foram resgatados no mesmo dia

A temporada dos gambás começou de vez em Florianópolis. O mês de setembro é marcado por maiores aparições desta espécie na casa das pessoas. Isso acontece porque essa é a época em que há um pico na reprodução e, para proteger os filhotes de predadores, as mães buscam um ambiente mais fechado. Esse período de maior encontro entre esses marsupiais e humanos dura, de acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, até meados de março.

Continue lendo