Ação conjunta com IBAMA e Marinha flagra exploração predatória no Litoral Norte
Uma operação contra a pesca ilegal no Litoral Norte de Santa Catarina resultou na prisão em flagrante de 14 pessoas e na apreensão de 60 toneladas de pescado e de 14 embarcações na manhã desta terça-feira (30). A ação, denominada Operação Saragaço, foi deflagrada pela Polícia Federal (PF) em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e a Marinha do Brasil.
Segundo a PF, a operação teve como objetivo principal a fiscalização ambiental e o combate à pesca irregular em áreas marítimas protegidas, e resultou no flagrante das ações ilegais. O foco da ofensiva foi a repressão à pesca com redes de emalhe de fundo e de superfície em zonas de proibição, especialmente na região conhecida como “Área 3”.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
As embarcações apreendidas foram flagradas operando de forma coordenada, indicando uma possível associação entre os grupos de pescadores para aumentar ainda mais o volume de pescado capturado e explorar de forma predatória os recursos marinhos.
A operação mobilizou embarcações da Marinha do Brasil e da PF, que contou também com o emprego de um helicóptero. A aeronave possibilitou o monitoramento das atividades suspeitas e a identificação de embarcações em cruzeiro contínuo de pesca em área proibida.
Os suspeitos abordados foram conduzidos para as devidas responsabilizações administrativas e criminais. De acordo com a PF, as condutas observadas configuram crime ambiental, além de infrações administrativas.
Indústria catarinense perde 1,75 mil trabalhadores no primeiro mês de tarifaço
Setor teve o segundo pior resultado em agosto, atrás apenas do RS, que fechou 4,6 mil vagas
A indústria de Santa Catarina teve em agosto o primeiro saldo negativo no número de trabalhadores em 2025. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), 1.754 vagas no setor foram fechadas no primeiro mês de tarifas impostas pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros, o que teve impacto direto no rendimento de empresas exportadoras.