Ação ocorre para prevenir intoxicações por metanol, que já chegam a 113 notificações no Brasil
O Procon de Florianópolis realizou uma operação de fiscalização em bares e lojas de conveniência na noite desta sexta-feira (3). A ação se concentrou em 10 estabelecimentos na região do Centro Leste, principal ponto da vida noturna da capital.
De acordo com a Prefeitura, o objetivo foi vistoriar estabelecimentos e dar orientações a comerciantes e consumidores sobre prevenção ao consumo de bebidas adulteradas. A operação ocorre em meio ao surto de intoxicações por metanol presente em bebidas alcoólicas, que já resultou em 113 notificações de suspeita de intoxicação em cinco estados e 11 casos confirmados em São Paulo. Uma pessoa morreu.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
De acordo com o Procon municipal, nenhuma irregularidade foi constatada nos estabelecimentos vistoriados. A ação foi coordenada pelo Procon municipal em parceria com a Vigilância Sanitária, Fiscalização de Serviços Públicos e a Guarda Municipal de Florianópolis. Agentes do Procon Estadual também estiveram presentes.
“Nossa prioridade é preservar a saúde dos consumidores, por isso o Procon está nas ruas para fiscalizar possíveis ilegalidades e evitar que casos como os de outros estados se repitam por aqui. A operação desta sexta teve caráter preventivo, com orientações a clientes e empresários quanto à identificação de adulterações em bebidas alcoólicas”, explica o diretor do Procon Municipal de Florianópolis, Victor Hilbert Amin.
Na quinta-feira (2), o governador Jorginho Mello determinou um aumento na fiscalização e que a Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforce os protocolos de atendimento e disponibilize o antídoto necessário para tratar o quadro. A Polícia Federal (PF) também realizou operações de fiscalização em fabricantes de bebidas em Chapecó e Joinville.
Trabalhador morre soterrado em silo de ração em empresa de SC
Vítima foi encontrada a 3 metros de profundidade e a uma temperatura de 40 ºC
Um trabalhador morreu após cair e ser soterrado em um silo de ração na noite desta sexta-feira (3) em Rio do Sul, no Vale do Itajaí. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC), a vítima foi encontrada após meia hora a três metros de profundidade, em uma temperatura de 40 ºC.