6 de outubro de 2025
TVBV ONLINE
Política

Lula e Trump conversam por telefone e confirmam encontro presencial

Foto: Ricardo Stuckert/PR e ONU/Reprodução
Segundo o Planalto, conversa foi amistosa e focou na relação comercial entre os países

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou na manhã desta segunda-feira (6) por uma chamada de vídeo com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A conversa era aguardada desde o encontro dois dois na abertura da Assembleia Geral da ONU e focou na relação comercial entre os dois países.

Segundo nota divulgada pelo Palácio do Planalto, a chamada durou cerca de 30 minutos e ocorreu em tom amistoso. Os dois presidentes reiteraram a impressão positiva do breve encontro em Nova York, no último dia 23 de setembro.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

O presidente Lula descreveu o contato como uma oportunidade para a restauração das relações amigáveis de 201 anos entre as duas maiores democracias do Ocidente, que foi estremecida após a imposição de tarifas de 50% sobre diversos produtos brasileiros importados pelos EUA, no último mês de agosto.

Ainda segundo o Planalto, Lula solicitou a retirada da sobretaxa de 40% imposta a produtos nacionais, mantendo apenas as tarifas recíprocas de 10%, e das medidas restritivas aplicadas contra autoridades brasileiras. O presidente brasileiro argumentou que o Brasil é um dos três países do G20 com quem os Estados Unidos mantêm superávit na balança de bens e serviços.

As tratativas para um relaxamento gradual das tarifas devem ocorrer nos próximos meses. Trump designou o secretário de Estado Marco Rubio, que participou da ligação, para dar sequência às negociações com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Lula e Trump também acordaram encontrar-se pessoalmente em breve, possivelmente durante a cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), marcada para o fim de outubro em Kuala Lumpur, na Malásia. O brasileiro também reiterou o convite a Trump para participar da COP30, em Belém (PA); e também se dispôs a viajar aos Estados Unidos.

Os dois presidentes trocaram telefones para estabelecer via direta de comunicação. Do lado brasileiro, a conversa foi acompanhada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, os ministros Mauro Vieira, Fernando Haddad, Sidônio Palmeira e o assessor especial Celso Amorim.

           

             

Adolescente fica em estado grave após ser atropelado em Florianópolis

Segundo testemunhas, a vítima teria saído de uma festa no parque aquático ao lado da via

Um adolescente de 17 anos ficou gravemente ferido após ser atropelado em um trecho da SC-403 no bairro Ingleses, no Norte de Florianópolis. O acidente ocorreu na tarde deste domingo (5) quando, segundo testemunhas, a vítima teria saído de uma festa no parque aquático ao lado da via.

Continue lendo