6 de outubro de 2025
TVBV ONLINE
Flávio Jr

Florianópolis a capital do cinema infantil

A mágica acontece quando as luzes se apagam e a tela acende com as cores mostrando um mundo novo. É o cinema que chega com uma linguagem universal que desperta a imaginação. Para as crianças cada cena pode abrir uma janela para a descoberta e assim a “telona” pode completar, com risos e lágrimas, o que os livros ensinam. Neste contexto, no mês das crianças, Florianópolis vai se tornar a capital desta arte com a 24ª Mostra de Cinema Infantil. No evento, que é um dos maiores do Brasil, serão exibidos, entre os dias 10 e 18, curtas e longas-metragens, nacionais e internacionais, totalizando 120 obras.

O cinema pode ser muito mais que entretenimento. Ele pode reforçar a coragem dos heróis, que enfrentam monstros, ou levar as pessoas em locais inimagináveis em uma mistura entre a fantasia e a realidade. Toda a programação é gratuita, incluindo a pipoca, distribuída durante todas as sessões. Na Mostra será realizada ainda a pré-estreia de quatro longas brasileiros: Tainá e os Guardiões da Amazônia – Em Busca da Flecha Azul, Papaya, Aventuras de Makunáima e Aiurê, além de debates, lançamentos de livros e oficinas.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Integram esta edição filmes de 14 países e 17 estados brasileiros, sendo muitos catarinenses. As exibições serão realizadas aos sábados e domingos no Teatro Ademir Rosa e de segunda a sexta-feira na Sala de Cinema Gilberto Gerlach, ambos no Centro Integrado de Cultura (CIC). Nos finais de semana os filmes terão acessibilidade em Libras. Além disso serão realizadas exibições em 150 escolas de Florianópolis, Palhoça e Paulo Lopes. O encerramento da Mostra, no dia 18, terá o show da cantora Adriana Partimpim, o único gratuito de toda a turnê da artista. A 24ª Mostra de Cinema Infantil promete encantar pessoas de todas as idades.

           

             

O “chauffeur manezinho” que levou a Ilha para o pódio

Entre calçadas antigas e esquinas apressadas, Florianópolis guarda em suas ruas memórias que poucos olhos enxergam. Cada placa, pode representar mais que um nome, mas um pedaço de história sussurrado ao tempo. Quando caminhamos pelas ruas de Florianópolis não percebemos que elas guardam muita…

Continue lendo