23 de novembro de 2025
TVBV ONLINE
Cotidiano

Avanço do mar coloca cidade do Litoral Norte em situação de emergência

Imagem: Prefeitura de Barra Velha/Reprodução
Ressaca e erosão intensas ameaçam ruas e imóveis próximos à costa

A Prefeitura de Barra Velha, no Litoral Norte de Santa Catarina, decretou situação de emergência no último domingo (5) por conta do avanço do mar sobre ruas e imóveis próximos à praia. Eventos intensos de ressaca marítima e erosão costeira têm ameaçado a infraestrutura e edificações na região.

Segundo o município, os pontos mais críticos são a Praia da Península e a Praia das Pedras Brancas e Negras, que apresentam risco muito alto e chegaram a ter vias bloqueadas em diversas ocasiões. Ainda neste ano, as cidades de São Francisco do Sul, Balneário Barra do Sul e Itapoá – todas na mesma região – também decretaram situação de emergência pelo mesmo motivo.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Com o Decreto nº 2.262/2025, a Prefeitura busca obter recursos e ações emergenciais para conter os prejuízos e dar assistência aos moradores afetados. A medida tem vigência por 180 dias e prevê a dispensa de licitação para obras emergenciais para proteção de vias públicas, imóveis e da integridade dos moradores.

O decreto também visa a contratação de obras emergenciais de contenção costeira, reparos em estruturas danificadas, reestruturação de orlas e áreas atingidas e articulação com instâncias estaduais e federais para obtenção de apoio e suporte técnico.

Instalação de molhes

Barra Velha já obteve a licença ambiental do Instituto de Meio Ambiente do Estado (IMA), no último dia 4 de setembro, para a ampliação do molhe Norte e a construção do molhe Sul na Foz do Rio Itajubá. Os molhes são estruturas, construídas geralmente em pedra, concreto ou enrocamento, a partir da costa ou da entrada de portos e canais. A função é proteger essas áreas contra a ação direta das ondas, correntes e marés, criando uma zona mais calma e estável.

Foto: Prefeitura de Barra Velha

A obra, que está em processo licitatório, prevê a implantação de 480 metros de estruturas costeiras, sendo a extensão em 160 metros do molhe Norte e a implantação de 315 metros do molhe Sul. Os recursos já foram garantidos por meio do Fundo da Orla e Laguna de Barra Velha (Fuol), em parceria com o governo do Estado.

A previsão de conclusão da obra é de 18 meses após o início dos trabalhos. Ao mesmo tempo, o município busca agora obter a licença ambiental para a instalação de molhes na Praia da Península, processo que ainda pode levar de um a dois anos.

           

             

Banhista afogado é reanimado após 20 minutos em parada cardiorrespiratória

Vítima foi arrastada por corrente de retorno em local sem posto guarda-vidas

Um homem de 42 anos sobreviveu após ser resgatado inconsciente e passar cerca de 20 minutos em parada cardiorrespiratória após sofrer afogamento na praia de Balneário Piçarras, no Litoral Norte de Santa Catarina. O incidente ocorreu neste domingo (5).

Continue lendo