Ressaca destruiu calçadões, quiosques e estruturas de contenção em 3 praias
A Prefeitura de Itapema, no Litoral Norte de Santa Catarina, decretou situação de emergência após a maré alta provocar danos estruturais na madrugada desta terça-feira (7). O fenômeno destruiu calçadões, quiosques e estruturas de contenção nas orlas da Meia Praia, Ilhota e Centro.
De acordo com um relatório técnico elaborado pela Defesa Civil do município, a maré superou os níveis normais previstos e foi intensificada por ventos fortes e ondas elevadas. O mar avançou sobre a faixa de areia e invadiu trechos da orla da cidade, que tem o segundo metro quadrado mais caro do país.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Segundo a Prefeitura, os estragos generalizados exigem intervenções emergenciais para garantir a segurança pública e evitar a deterioração ainda maior das estruturas danificadas. O Decreto nº 099/2025 foi assinado na tarde desta terça-feira, tem validade de 180 dias e prevê dispensa de licitação apenas para ações emergenciais relacionadas à recuperação das áreas atingidas.
As equipes já foram mobilizadas, sob comando da Defesa Civil, e iniciaram a avaliação dos danos, isolamento dos locais de risco e remoção de entulhos para restabelecer a normalidade antes do início da temporada de verão. A orientação é para que a população evite a circulação nas áreas isoladas ou próximas a pontos com risco de afundamento e avanço do mar.
“O mar avançou com muita força e provocou danos significativos, principalmente na Meia Praia. Nossas equipes atuaram desde as primeiras horas para isolar os trechos afetados e já estão em contato com as secretarias responsáveis para iniciar os reparos. O foco agora é garantir segurança e evitar novos danos com as próximas marés”, explicou o diretor da Defesa Civil, Moisés Motta.
Outros municípios atingidos
A Prefeitura de Florianópolis também estuda decretar situação de emergência, após a maré alta provocar estragos em 12 residências na Praia dos Ingleses, no Norte da Ilha. O fenômeno engoliu 300 metros da orla, que havia sido alargada em uma obra de R$ 19 milhões em 2023, com o objetivo de conter a erosão.
No domingo (5), Barra Velha, no Litoral Norte, também emitiu um decreto por conta do avanço do mar sobre ruas e imóveis próximos à praia. Eventos intensos de ressaca marítima e erosão costeira têm ameaçado a infraestrutura e edificações nas regiões da Praia da Península e a Praia das Pedras Brancas e Negras.
Desde o começo do ano, sete municípios decretaram situação de emergência por conta de danos causados pela ressaca. Além de Itapema e Barra Velha, estão na lista Passo de Torres, Balneário Barra do Sul, São Francisco do Sul, Garopaba e Itapoá.
Secretários municipais são alvo de investigação por contratações suspeitas
Operação realiza buscas contra servidores e empresários responsáveis pela coleta de resíduos
A Prefeitura de Porto Belo, no Litoral Norte de Santa Catarina, foi alvo de uma operação da Polícia Civil (PCSC) que investiga a contratação de serviços de coleta de resíduos orgânicos e recicláveis. O secretários de Obras e o presidente da Fundação do Meio Ambiente (Famap) teriam sido alvo de mandados de afastamento dos cargos. A Prefeitura, no entanto, negou que houve a solicitação e afirma que eles permanecem nos cargos.