Previsão é de temporais acompanhados de chuva e granizo, mas o risco para ocorrências é considerado baixo a moderado
Nesta quinta-feira (16), a instabilidade toma conta de Santa Catarina por conta da chegada de uma frente fria. No Grande Oeste, Planaltos e Vale do Itajaí, a previsão é temporais acompanhados de chuva e granizo, mas o risco para ocorrências é considerado baixo a moderado. Já no Litoral catarinense, a nebulosidade aumenta em relação aos dias anteriores e há possibilidade de chuva fraca.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Durante a tarde, as temperaturas podem atingir até 27°C, especialmente nas regiões entre o Litoral e o Norte do estado. No entanto, com a chegada das chuvas, a queda de temperatura será rápida.
Previsão para os próximos dias
Na sexta-feira (17), a instabilidade permanece em todo estado. Entre o Oeste e áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, o risco para ocorrências meteorológicas é moderado. As temperaturas ficam mais amenas, com máximas em torno de 20°C no Grande Oeste e Planaltos, enquanto no Litoral a sensação de abafamento predomina, com termômetros podendo chegar aos 30°C.
No sábado (18), se mantém o risco de temporais acompanhados de chuva intensa, mas as instabilidades começam a se afastar ao longo do dia. No Litoral, o tempo segue mais fechado, com ventos persistentes e agitação marítima.
A Defesa Civil orienta a população a buscar abrigo durante temporais, longe de janelas e objetos soltos. Em caso de ventos fortes, não é recomendado ficar próximo a árvores, placas e postes, e atravessar ruas alagadas ou pontes submersas.
No domingo (19), o tempo se estabiliza em grande parte de Santa Catarina, com sol predominando no Grande Oeste. No Litoral, o dia será de sol entre nuvens, e os ventos associados à frente fria diminuem em intensidade.
*Com revisão de Bernardo Ebert
IBGE: 48% dos catarinenses optam pelo carro para ir ao trabalho
Especialistas apontam que isso pode estar relacionado à qualidade do transporte públicos
A população de Santa Catarina é a que mais utiliza o carro como meio de transporte para se deslocar até o trabalho. No estado, 48% dos trabalhadores utilizam este tipo de veículo. No país, essa média é consideravelmente menor, com 32%. Esses dados foram coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística durante a elaboração do censo de 2022.