Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão Após esses 10 dias de interrupção, o fluxo será normalizado no local. No entanto, a prefeitura informa que, durante o restante do processo de demolição, que deve acontecer em 20 dias, o canal deve ter a…" />
20 de outubro de 2025
TVBV ONLINE
Trânsito

Demolição da antiga ponte da Lagoa da Conceição tem início nesta segunda

Foto: PMF
Passagem de veículos aquáticos ficará interrompida pelos próximos dez dias no local

A demolição da antiga ponte da Lagoa da Conceição começou nesta segunda-feira (20). Essa obra requer atenção especial de quem atravessa o canal por meio aquático. Isso porque a passagem pelo trecho entre a Lagoa de Baixo e a Lagoa do Meio ficará interrompida pelos próximos 10 dias. A interrupção, segundo a Prefeitura Municipal de Florianópolis, se deve à necessidade da colocação de balsas de apoio sob o “tabuleiro” (a laje superior correspondente à pista de rolamento) da ponte antiga para depósito do entulho resultante da demolição.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Após esses 10 dias de interrupção, o fluxo será normalizado no local. No entanto, a prefeitura informa que, durante o restante do processo de demolição, que deve acontecer em 20 dias, o canal deve ter a passagem interrompida outras vezes, mas de forma rápida e esporádica. “Ainda quanto à interrupção da navegação, a administração municipal solicita atenção dos navegantes à sinalização náutica para evitar acidentes”, notifica a prefeitura em nota.

A demolição

A derrubada da ponte faz parte da programação de obras de revitalização do entorno da nova ponte, inaugurada em 4 de julho. O processo, segundo previsão da prefeitura de Florianópolis, deve durar 20 dias e acontecerá em etapas. Primeiro, será derrubado o vão central (guarda-corpo de concreto e pista, nesta ordem) e, na sequência, as duas cabeceiras (os blocos de fundação e a parte de cima, tecnicamente chamada de “cinta de coroamento”, também nesta ordem).

Revitalização e iluminação

Após a demolição da antiga ponte, os serviços de revitalização do entorno seguem com a construção de duas áreas de deck nos espaços onde ficam as cabeceiras da ponte antiga. Posteriormente, as equipes trabalham na finalização da praça ao lado do restaurante Oliveira e do deck contemplativo perto do primeiro boulevard – espaço inaugurado no último mês -, e revitalizar os passeios ao longo da Rua Henrique Veras do Nascimento (SC-404).

Já em novembro, está prevista a instalação da iluminação cênica da nova ponte da Lagoa da Conceição. A ideia é que o sistema seja semelhante ao utilizado na Ponte Hercílio Luz, com possibilidade de mudança de cor. As luminárias serão colocadas na parte debaixo e no alto de cada um dos nove pilares. Isso deve ser finalizado em dezembro, junto com a revitalização do entorno da estrutura.

Sobre a nova ponte

A obra foi iniciada em abril de 2023 e recebeu um investimento de R$ 53 milhões da parceria entre o Governo do Estado com a Prefeitura de Florianópolis, por meio da contrapartida de R$ 5 milhões. Além da nova ponte, o projeto inclui a revitalização do entorno com a construção do novo Terminal Lacustre Ruth Bastos de Oliveira, entregue em outubro de 2024; uma nova praça, onde antes existia apenas um passeio, será remodelada com paisagismo, iluminação, piso de concreto, bancos e mesas, lixeiras, além de sanitários públicos com acessibilidade; trapiche e deck para contemplação.

Foto: Andy Puerari/PMF

A nova ponte da Lagoa da Conceição tem estrutura de concreto armado com guarda-corpos e formato curvo. São 214 metros de extensão e 17 metros de largura, com duas faixas de rolamento, além de dois passeios nas laterais de cada faixa  e uma ciclovia bidirecional, favorecendo pedestres e ciclistas. A conexão da ciclovia das Rendeiras com a ciclofaixa ligada ao Tilag permitirá outros modais e dará acessibilidade.

Além de desafogar o trânsito, a nova estrutura tem o objetivo ambiental de melhorar a oxigenação entre a Lagoa da Conceição e a Lagoa Pequena, no Campeche. Esse benefício resulta dos seis metros de altura livre, ou seja, a distância entre a água da Lagoa e a ponte, que é três vezes maior do que na estrutura antiga. O espaço para a passagem de embarcações entre os pilares da passará também de nove para 30 metros.

           

             

Van com torcedores do Criciúma é atacada após jogo contra o Avaí

Veículo foi apedrejado e perseguido na BR-101 quando voltava ao Sul do estado na noite deste domingo (19)

Uma van que transportava 11 torcedores do Criciúma foi atacada na noite deste domingo (19) quando retornava ao Sul catarinense após o empate por 1×1 contra o Avaí no Estádio da Ressacada. A situação aconteceu na BR-101, em São José, e causou tensão entre os ocupantes, que vieram para Florianópolis assistir ao time jogar e quase foram vítimas de uma tragédia. Apesar do susto, não há informações de feridos. A Polícia Civil de Santa Catarina atua na apuração dos fatos para identificar e punir os suspeitos.

Continue lendo