21 de outubro de 2025
TVBV ONLINE
Paulo Chagas

Movimentação no Republicanos de Santa Catarina mexe bastidores da política

Reestruturação do Republicanos em Santa Catarina ganha força com possíveis filiações de Carmen Zanotto (foto), Geovânia de Sá e Salmir da Silva, e movimenta bastidores políticos em SC /  Ascom PML

O cenário político catarinense começa a se redesenhar com a movimentação interna do Republicanos, que prepara uma reestruturação em seu diretório estadual. A principal novidade é a possível filiação da prefeita de Lages, Carmen Zanotto, atualmente no Cidadania, cujo nome vem sendo cogitado para assumir a presidência estadual do partido. A adesão de Carmen, figura de destaque na política da Serra Catarinense e com trajetória consolidada também na área da saúde, é vista como um movimento estratégico para fortalecer a sigla no Estado.

Outros nomes

Além dela, o partido deve receber outros nomes de peso. A deputada federal Geovânia de Sá, hoje no PSDB, também estaria em processo de filiação, assim como o prefeito de Biguaçu, Salmir da Silva, que deixaria o PSD para ingressar no Republicanos. O pacote de novas filiações deve reposicionar a legenda entre as forças mais competitivas de Santa Catarina. Nos bastidores, ainda circulam especulações sobre o deputado estadual Lucas Neves (Podemos), representante da Serra Catarinense, embora até o momento não haja confirmação de tratativas formais com o Republicanos. O movimento reflete uma articulação de fortalecimento regional e nacional, mirando o alinhamento com o partido em nível federal e a preparação para as eleições de 2026.