Especialistas explicam que alta da inflação também teve influência no comércio
Santa Catarina ainda não tem casos confirmados de intoxicação por metanol. Algumas ocorrências são suspeitas, mas o sangue das vítimas ainda está passando por análise da Polícia Científica para saber se houve ingestão da substância. Mesmo assim, os estabelecimentos que vendem destilados sentem o impacto dessa onda que assola o Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, a Abrasel, os comércios registraram uma queda de 7,6% nas vendas no mês de setembro. Esse é o terceiro pior resultado dentre todos os estados do país, atrás apenas de Roraima e do Pará, e igual ao do Rio de Janeiro.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Para o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, essa queda nas vendas tem relação, é claro, com a onda de intoxicação do metanol, que já registrou 47 casos, e com o aumento da inflação, que diminui o poder de compra dos brasileiros. “Outros fatores também influenciaram no resultado negativo, como por exemplo, o alto índice de inflação que restringiu a renda da população, e o impacto dos casos de intoxicação por metanol, que espalhou pânico entre os consumidores e provocou uma queda na movimentação de alguns estabelecimentos”, finaliza.
Para recuperar os lucros perdidos neste mês por conta dessas situações, a esperança para o ano, segundo Taise Cioccari, conselheira da Abrasel, está na temporada de verão. “Se preparem com equipes, com bom atendimento e com a busca de insumos, lógico, de qualidade, mas com custo benefício para cada realidade de bares e restaurantes”, destaca. O repórter Gabriel Philippi, do Band Cidade, traz mais detalhes na reportagem.
Confira
Waguinho Dias não faz mistério e revela escalação para jogo contra Chapecoense
Equipe terá a volta de Mascarenhas, há um mês fora por lesão, e Felipe Augusto, que jogou poucos minutos no clássico após tempo machucado
O técnico Waguinho Dias não quer saber de mistério no comando do Figueirense. Nesta quarta-feira (22), ele estará na beira do gramado para o jogo da equipe contra a Chapecoense, válido pelas quartas de final da Copa Santa Catarina, e não fez algo que os treinadores costumam fazer a véspera de jogos de futebol. Em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (21), ele foi perguntado sobre a escalação. Normalmente, as respostas para esse tipo de pergunta são cheias de enrolação. Waguinho, no entanto, preferiu dar uma de “sincerão” e divulgou os 11 que começarão o confronto na Arena Condá, com início às 19h30.