Santa Catarina tem representantes nas categorias feminina e masculina em busca de uma vaga na elite nacional da modalidade; saiba quem são
Na próxima semana, dos dias 27 de outubro a 2 de novembro, a Guarda do Embaú viverá um período histórico para o cenário esportivo de Palhoça e Paulo Lopes. A única Reserva Mundial de Surf do país receberá a Mini Kalzone Guarda do Embaú Surf Festival, última etapa da Taça Brasil 2025. Essa será a primeira vez em que o local será sede de um torneio da modalidade a nível nacional.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
O evento é considerado muito importante para os atletas, pois é nele que serão definidos os campeões nacionais e os 12 (8 homens e 4 mulheres) que completarão a elite da CBSurf no Campeonato Brasileiro de 2026. A competição será transmitida ao vivo no CBSurf.org.br pelo canal CBSurfPLAY no YouTube.
Esta será a sétima etapa da Taça Brasil de 2025, que é liderada por Diego Aguiar (SP), na categoria masculina, e por Juliana dos Santos (CE), na categoria feminina. Santa Catarina também está representada e com grandes chances de ter mais surfistas na elite de 2026. No masculino, Yuri Gabryel, natural de Florianópolis, está na terceira posição e, aos 16 anos de idade, é um dos cotados para subir. Já na categoria feminina, Maria Autuori, que surfará em casa, está na oitava posição e terá que ter um excelente desempenho para estar entre os melhores do cenário nacional do ano que vem.
Preocupação com a natureza
O evento também terá um viés de conscientização para preservação da natureza. A Guarda do Embaú, além de ser a única Reserva Mundial do Surf no Brasil, é considerada uma Área de Preservação Ambiental da Baleia Franca e do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, a maior unidade de conservação de proteção integral de Santa Catarina.
Para proteger esse patrimônio catarinense, a Federação Catarinense de Surf, a FECASURF, está preparando uma série de ações de conscientização durante os sete dias de evento.
Caminhão capota e motorista fica preso entre as ferragens na Grande Florianópolis
Trabalho foi considerado delicado pelos bombeiros, pois havia risco de esmagamento das pernas do condutor
Um grave acidente com um caminhão na Rua Antônio Weber, no município de Antônio Carlos, na Grande Florianópolis, mobilizou diversas equipes de resgate no início da tarde desta quarta-feira (22). Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, o veículo de grande porte capotou e o condutor ficou preso entre as ferragens, sob risco de esmagamento.