23 de outubro de 2025
TVBV ONLINE
Bombeiros

Susto de luxo: Explosão e incêndio destroem lancha na Caixa D’Aço

Imagem: CBMSC.

Quatro pessoas estavam a bordo da embarcação quando ocorreu uma pequena explosão e o fogo começou

O incêndio ocorreu na tarde da última quarta-feira (22) em embarcação na Praia do Caixa D’Aço, em Porto Belo, na Cosa Esmeralda. As chamas destruíram a lancha de 36 pés, cerca de 11 metros, e a densa coluna de fumaça chamou a atenção e assustou pessoas que estavam em outros barcos e na faixa de areia. Quando o Corpo de Bombeiros (CBMSC) chegou ao local a lancha já havia sido rebocada para local mais raso da praia para facilitar o combate as chamas.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Testemunhas afirmaram que quatro pessoas estavam a bordo da embarcação quando ocorreu uma pequena explosão e o fogo começou. O responsável pela lancha no local não foi encontrado e com isso não foi possível a coleta de maiores detalhes. Duas motos aquáticas, uma delas adaptada para combate a incêndios foram utilizadas. A ação também contou com o apoio de um caminhão do CBMSC. Segundo os militares o fogo foi controlado em cerca de 10 minutos, não foram registradas vítimas.

Riscos e desafios de incêndios em embarcações

Incêndios em embarcações são ocorrências que concentram riscos particulares, que pode colocar em risco vidas e o meio ambiente. Embora representem uma pequena parcela dos incidentes marítimos as causas mais frequentes envolvem falhas elétricas, vazamentos de combustível, superaquecimento de motores ou sistemas auxiliares, e, no caso de cargas modernas, baterias de lítio que geram riscos atípicos. Além dos riscos para as pessoas embarcadas existe o risco de contaminação ambiental pelo vazamento de combustível ou outros materiais.

No caso registrado em Porto Belo, as situações registradas como a “pequena explosão”, o “grande volume de fumaça”, a ausência de responsável no local e a remoção prévia da embarcação para área rasa ilustram alguns dos fatores que complicam o atendimento. A falta de um responsável no local também é outro fator que pode complicar a ação dos bombeiros já que fica mais difícil de identificar a origem exata do fogo.

           

             

Alunos da Udesc democratizando o teatro em SC

Quando imaginamos teatro, em um momento, pensamos em grandes e luxuosas salas, mas esse conceito vai muito além, ele transcende estruturas, locais e se mostra como um ser em mutação. O diretor e produtor teatral inglês Peter Brook expandiu esse conceito ao defender que “o teatro pode acontecer…

Continue lendo