Atividades começam na próxima semana e se estendem até as vésperas do segundo dia de prova
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está próximo. Nos dias 9 e 16 de novembro, milhões de brasileiros demonstrarão conhecimento para tentar ingressar em uma universidade pública. Em Santa Catarina, mais de 110 mil estudantes estão inscritos. Para ajudar esse público, a Secretaria de Estado da Educação promoverá a Rede Enem, uma maratona de aulões gratuitos voltados à reta final de preparação. As atividades começam na próxima semana, no dia 3 de novembro, e se estendem até os dias das provas.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
No dia 9, acontecem as provas de letras, ciências humanas e a redação. Por isso, as aulas até o dia 7 serão destinadas às matérias cobradas nesta etapa. Na semana seguinte, de 10 até 14, as atividades terão como enfoque o conteúdo cobrado sobre ciências da natureza e matemática, que cairão na prova do dia 16. Todas as aulas acontecem de forma online e são gratuitas, com o intuito de democratizar o acesso ao conteúdo.
Além da revisão do conteúdo, as aulas também terão momentos para os alunos interagirem e tirarem dúvidas com os professores. O objetivo, segundo o governo do estado, é reforçar o conteúdo estudado durante o ano e dar mais segurança aos alunos. Nos dias das provas, após a finalização do exame, os professores também estarão ao vivo na Central do Enem comentando e analisando as questões.
Benefício aos estudantes da rede estadual
Os estudantes da rede estadual de ensino ainda terão acesso a mais benefícios. A eles, será disponibilizado uma plataforma completa da Rede Enem, como videoaulas, simulados e um curso exclusivo de redução. Para praticar, eles receberão três simulados, cada um com 60 questões, abordando todos os assuntos cobrados. Eles terão três horas para concluir a prova. A Secretaria de Estado da Educação será responsável pela divulgação dos simulados, por meio de e-mails e comunicados enviados às escolas, garantindo que os alunos sejam informados e possam se preparar para a aplicação.
“Com certeza, esta nova ferramenta será um diferencial para que eles cheguem ainda mais preparados para realizar a prova do Enem e para o futuro”, destaca a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.
Programação
- Dia 03 – 19h: Geografia | 20h: História
- Dia 04 – 19h: Literatura | 20h: Redação
- Dia 05 – 19h: Sociologia | 20h: Filosofia
- Dia 06 – 19h: Arte | 20h: Espanhol/ Inglês
- Dia 07 – 19h: Português
- Dia 09: Dia 1 de prova
- Dia 10 – 19h: Biologia
- Dia 11 – 19h: Física
- Dia 12 – 19h: Matemática
- Dia 13 – 19h: Química
- Dia 16: Dia 2 de prova
Santa Catarina tem 30% chance de ter dois representantes na série A de 2026
Chapecoense e Criciúma jogam as quatro últimas rodadas de olho no acesso
Após um ano sem representantes na série A, Santa Catarina pode ter dois times disputando a primeira divisão nacional no ano de 2026. A chance disso acontecer é razoável. Utilizando como base os estudos do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a possibilidade está em 29,95%, restando quatro rodadas para o fim da série B deste ano. A situação é mais difícil para o Criciúma, time do Sul do estado, que está na sexta posição e tem 35,4% de chance. Já a Chapecoense tem a matemática mais favorável, com 84,6%.






 
																		 
																		 
																		 
																		 
																		