31 de outubro de 2025
TVBV ONLINE
Educação

Estudo mostra que estudantes brasileiros são os mais indisciplinados

Imagem: TVBV/Reprodução
Pesquisa apontou que professores perdem uma hora de ensino a cada cinco horas para chamar atenção

Um estudo internacional aponta que os alunos brasileiros são indisciplinados e exigem bastante dos professores. Segundo dados da Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Talis) 2024, divulgada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), os docentes brasileiros gastam cerca de 21% do tempo de aula chamando a atenção dos estudantes. Isso equivale a uma hora perdida a cada 5 horas de ensino.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

A pesquisa foi feita em escolas de 53 países dos cinco continentes e ouviu professores e diretores dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano). Nas outras nações estudadas, os índices apresentados foram menores – 15% em média. Esses números, tanto no Brasil quanto no exterior, subiram dois pontos nos últimos seis anos.

Interrupção

O estudo também abordou a quantidade de vezes em que os professores são interrompidos por alunos. O Brasil também aponta índices mais elevados do que outros países neste quesito. A média entre os países da OCDE é de 18%, enquanto no Brasil este número é de 44%, mais que o dobro.

Estresse

Essas condições tornam o trabalho de professor mais estressante. Nesta questão, os números do país são semelhantes aos registrados no restante das nações da OCDE (21% a 19%). O índice aumentou em 7 pontos percentuais em relação à 2018 no Brasil. Isso também colabora para o impacto nas saúdes mental e física.

Entre os professores brasileiros, 16% dizem que a docência impacta negativamente na saúde mental, enquanto entre os países da OCDE, a média é 10%. Já a saúde física é muito impactada pela profissão de acordo com 12% dos professores brasileiros, enquanto a média da OCDE é 8%. O repórter Gabriel Phillipi conversou com especialistas e produziu uma matéria especial.

Assista

           

             

Competição de surfe no JASC acontece na próxima semana em Florianópolis

Surfistas de diversos municípios catarinenses cairão na água da Praia Mole em busca do título

A 64ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) será a segunda com o surfe integrando o quadro de modalidades. Assim como no ano de estreia, em 2025 a modalidade será realizada em Florianópolis. A etapa acontece no dia 4 de novembro na Praia Mole, localizada na região Leste da Ilha. Em 2024, a competição ocorreu na Praia do Matadeiro.

Continue lendo