Doença mata 48 homens por dia no Brasil; oncologista alerta sobre a importância da atenção á saúde masculina
A chegada do mês de novembro traz consigo a mudança de foco para a saúde dos homens. A campanha Novembro Azul é dedicada a alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o segundo tipo mais comum entre os homens no Brasil: todos os dias, 48 são vítimas fatais da doença.
A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) é de que um total de 71,7 mil novos casos sejam descobertos em 2025, o que deve consolidar a doença como o tipo de câncer mais frequente entre homens, à frente de pulmão e intestino. No entanto, a chance de cura para pacientes com câncer de próstata pode chegar a até 95%, dependendo do estágio da doença, do tipo de câncer e do momento do tratamento.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Em entrevista ao jornal SC Acontece da TVBV nesta segunda-feira (3), o médico uro-oncologista do Centro Especializado de Oncologia de Florianópolis (CEOF), Vicente Codagnone Neto, afirma que, apesar dos tabus em torno de exames e atenção à própria saúde, os pacientes vêm entendendo a importância do diagnóstico precoce da doença.
“O Novembro Azul trata da saúde do homem como um todo, não apenas em relação ao câncer de próstata. E a saúde do homem inclui as crianças, os adolescentes. A gente gosta de fazer essa analogia com as mulheres, que são muito mais orientadas em procurar o médico ginecologista logo no início da adolescência. Os homens não tem muito esse costume”, explica o médico.
O profissional abordou ainda os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de próstata, quando e como fazer os exames de rotina e os métodos e chances de cura para a doença. Saiba mais na entrevista completa abaixo.
Assista
Acidente mata jovens e é seguido de segunda colisão grave na BR-282
Vítimas de apenas 20 e 16 anos de idade são veladas nesta segunda (3) em Xanxerê
Dois jovens morreram em um grave acidente na noite deste domingo (2) na BR-282 em Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina. As vítimas, identificadas como Rayani Maria Barbosa, de 20 anos, e Guilherme Costa, de 16, estavam em uma motocicleta, que colidiu com dois carros. A colisão ainda foi seguida por um segundo acidente horas depois.





