5 de novembro de 2025
TVBV ONLINE
Bombeiros

Homem desaparece após enviar vídeo perdido na mata à esposa

Foto: Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC)
Bombeiros trabalham com duas equipes de buscas na região; pertences foram encontrados

O Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC) realiza intensas buscas por um homem, identificado como Josias Borchardt, que desapareceu na última segunda-feira (3) enquanto retornava de uma área de mata no interior de Garuva, no Norte de Santa Catarina. A vítima teria enviado um vídeo à esposa instantes antes de desaparecer (veja abaixo).

As buscas são realizadas por duas equipes em áreas distintas. A primeira delas, composta por bombeiros militares, um comunitário e um familiar do desaparecido, percorre a área em terra com auxílio de um drone. Nesta terça-feira (4), a equipe iniciou a varredura na área onde o vídeo foi gravado, na região de Garuva Acima, na divisa entre Paraná e SC.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

O grupo seguiu pelas margens dos Rios Quiriri e Garrafão, que podem ter sido cruzados por Josias em meio a fortes correntezas. As equipes percorreram o trajeto até o Rio São João, compreendendo uma área de três quilômetros de extensão. Segundo o CBMSC, as condições de terreno e a ausência de um ponto de partida impossibilitaram o emprego de cães de faro nas buscas.

A segunda equipe, composta por bombeiros militares e comunitários, partiu desse último ponto até a Pedra da Judite, com uma embarcação de Busca e Resgate em Inundações e Enxurradas (BRIE). O grupo percorreu aproximadamente 12 quilômetros do Rio São João, até chegar a São João Abaixo.

Na confluência entre o Rio Quiriri e o Rio São João, familiares chegaram a encontrar pertences do desaparecido, incluindo mochila, roupas e telefone celular, o que, segundo o CBMSC, reforçou a hipótese de que ele teria sido surpreendido pelas cheias.

Durante o segundo dia de buscas, foram inspecionadas trilhas, clareiras naturais, margens de rios e potenciais trajetos seguidos pela vítima. As buscas foram encerradas às 17h sem sinais de Josias, devido à perda de luminosidade e ao aumento dos riscos operacionais típicos de mata densa e curso d’água. Os trabalhos foram retomados nesta quarta-feira (5).

O que se sabe sobre o desaparecimento

Segundo a esposa de Josias Borchardt, ele saiu de casa por volta das 6h30 de segunda-feira para colher fumo em uma área rural em uma região considerada de difícil acesso e de mata fechada. Por volta das 17h, ela recebeu um vídeo, onde ele afirmava que não conseguiria retornar para casa pelo caminho habitual pro conta do rio, que estava nível bastante elevado por conta das fortes chuvas.

No mesmo vídeo, Josias  menciona que tentaria atravessar a água ou seguir pela margem até alcançar a BR-376, percurso de aproximadamente três quilômetros em meio à mata densa. A esposa destacou que o homem conhece bem o local, uma vez que trabalha na região há muitos anos, porém demonstrou preocupação, pois perdeu contato após receber o último vídeo.

           

             

Desabamento em obra deixa um morto e feridos em Blumenau

Bombeiros confirmam 6 feridos no local; hospital próximo precisou ser evacuado

A queda de uma estrutura em uma obra em Blumenau, no Vale do Itajaí, deixou um trabalhador morto e seis feridos na manhã desta quarta-feira (5). Alguns deles foram resgatados com ferimentos graves, mas estáveis, pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC).

Continue lendo