Proep-SC foi sugerido por alunos de unidade da rede estadual de ensino do Extremo Oeste do estado
Foi aprovado no Plenário da Alesc o Projeto de Lei 259/2023, que trata da criação do Programa Educacional de Primeiros Socorros e Prevenção de Acidentes (Proep-SC), voltado a estudantes de ensino médio e profissionais da educação. O PL foi apreciado na tarde desta quarta-feira (5) em sessão plenária da casa. Agora, a proposta passará pela votação da Redação Final e encaminhada ao governador em seguida.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
A iniciativa foi sugerida pelos alunos da Escola de Educação Básica Sara Castelhano Kleinkauf, de Guaraciaba, no Extremo Oeste, que participaram do Programa Parlamento Jovem, desenvolvido pela Escola do Legislativo. A ideia da medida é capacitar estudantes de ensino médio e profissionais que atuam na rede estadual de ensino. O projeto é de autoria do deputado Fabiano da Luz (PT).
O curso será ministrado por profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). Os participantes receberão orientações sobre procedimentos de primeiros socorros em situação de risco (incêndio, curto-circuito, ingestão de substâncias tóxicas, entre outros) e preparação psicoemocional para situações de emergência. O Proep-SC, segundo a proposta, será executado por meio de parceria entre o governo estadual, entidades estaduais e municipais, com participação da Secretaria de Estado da Educação (SED).
Chefe de facção que ordenou execução de motorista de aplicativo é condenado
Réu foi condenado pelos crimes de homicídio qualificado e corrupção de menores
Um homem foi condenado a mais de 20 anos de prisão por ordenar a morte de um motorista de aplicativo no município de São Francisco do Sul, no Norte do estado. O crime aconteceu em 2021 e envolveu a participação de dois adolescentes, fator que aumentou a pena de reclusão. O condenado já cumpria pena em decorrência de um outro crime de homicídio, pelo qual foi sentenciado a 16 anos. A sessão em que houve a condenação ocorreu na última segunda-feira (3).





