Ciclone se afasta, mas mantém alerta para pancadas de chuva e céu nublado em algumas regiões
Neste sábado (8), o ciclone extratropical, formado próximo da Costa de Santa Catarina, se afasta ao longo do dia. No entanto, influencia no tempo e mantém o dia nublado e com condições para pancadas de chuva, especialmente no Grande Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Os ventos devem ser intensos desde o amanhecer no Planalto Sul, Grande Florianópolis e partes do Vale do Itajaí e Norte catarinense. Os ventos médios devem variar entre 30 km/h e 40 km/h, com rajadas que podem atingir 90 km/h, chegando a 100 km/h em áreas costeiras e serranas. Nessas regiões, o risco para destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de árvores é considerado alto.
A Defesa Civil orienta a população a evitar atividades de navegação, pesca, esportes aquáticos e banho de mar, além de não caminhar ou pedalar na orla caso as ondas estejam atingindo a ciclovia. Em situações de ventos fortes, é recomendado procurar locais abrigados, longe de árvores, placas, postes de energia e objetos que possam ser arremessados.
Condições para os próximos dias
No domingo (9), o tempo estável volta a predominar em grande parte do estado, mas ainda há possibilidade de chuva fraca no Litoral e áreas próximas. As temperaturas devem oscilar entre 15°C e 20°C nas cidades litorâneas, 5°C e 18°C no Planalto Sul, e 8°C a 20°C no Grande Oeste. O mar perde força ao longo do dia, mas ondas de até 3 metros ainda podem atingir as áreas costeiras da Grande Florianópolis, com risco considerado moderado a alto.
Entre segunda (10) e terça-feira (11), a previsão indica tempo firme e seco em todo o estado. As temperaturas mais baixas devem variar entre 5°C e 10°C na Serra e 10°C a 15°C nas demais regiões.
*Com revisão de Bernardo Ebert
Exportações em outubro atingem números históricos para o mês em SC
Agro foi o setor que mais exportou, puxado pela carne de ave, carne de suíno e soja
O mês de outubro confirmou a alta que Santa Catarina vem tendo com o comércio internacional. Segundo dados divulgados nesta quinta-feira (6) pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), as exportações no mês cresceram 5,2% em relação ao mesmo período do ano passado e atingiram o melhor número desde o início da série histórica, com US$ 1,1 bilhão.





