Sobre para 750 o número de feridos em Rio Bonito do Iguaçu
A Polícia Científica do Paraná terminou de identificar as seis vítimas fatais do tornado que arrasou o município de Rio Bonito do Iguaçu nesta sexta-feira (7), quando ventos de 250 km/h destruíram 90% das estruturas. Entre as vítimas está uma adolescente de 14 anos. Já o número de feridos subiu para 750, segundo última atualização do Governo neste sábado (8).
Cinco pessoas morreram em Rio Bonito do Iguaçu e uma na cidade próxima de Guarapuava. O governador Carlos Massa Ratinho Junior decretou estado de calamidade pública e luto oficial de três dias em todo o Paraná. O número total de desabrigados ainda não foi calculado pelas autoridades. Até o início da manhã, entretanto, a Defesa Civil calculava 10 mil pessoas impactadas pelos ventos, com 28 desabrigados e 1 mil desalojados.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Quem são as vítimas
Rio Bonito do Iguaçu
- Julia Kwapis, 14 anos
- Adriane Maria de Moura, 47 anos
- Jurandir Nogueira Ferreira, 49 anos
- Claudino Paulino Risse, 57 anos
- Jose Gieteski, 83 anos
Guarapuava
- Jose Neri Geremias, 53 anos
A adolescente Julia Kwapis, de 14 anos, estava na casa de uma amiga quando foi arrastada pelos ventos fortes. Ela chegou a ser socorrida e levada ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. Os pais da jovem só ficaram sabendo da morte na manhã deste sábado, quando foram informados de que havia uma vítima não identificada no hospital da cidade vizinha de Laranjeiras do Sul.
Tornado devastador
O tornado, classificado como categoria E2 na escala Fujita, atingiu a cidade com ventos de 250 km/h no final da tarde de sexta. Segundo Ratinho Jr, toda a cidade ficou destruída e a decretação de ‘calamidade pública’ deve agilizar o atendimento às vítimas. Imóveis foram destelhados, postes de luz caíram e veículos tombaram. Há interrupção no fornecimento de energia e queda do sinal de internet em vários pontos.
De acordo com as forças de salvamento, uma pessoa continua desaparecida. Outras duas pessoas que haviam sido dadas como desaparecidas já foram localizadas. As equipes seguem recebendo informações de familiares, e o número de desaparecidos pode ser atualizado nas próximas horas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou o envio imediato de equipes da Defesa Civil Nacional especializadas no trabalho de acolhimento das vítimas e de reconstrução. A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, irá acompanhar os trabalhos no local. O Ministério da Saúde também enviou uma equipe da Força Nacional do SUS ao município paranaense. A equipe é composta por cinco profissionais especializados, entre eles, um especialista em saúde mental em desastres, um médico sanitarista, um enfermeiro, um analista de recursos logísticos e um analista de incidentes e reconstrução assistencial.
Cidade de SC entra em situação de emergência após tornado arrancar casas
Três tornados foram confirmados pela Defesa Civil; 5 pessoas ficaram feridas e 40 foram desalojadas
A Defesa Civil confirmou que três tornados atingiram municípios de Santa Catarina na tarde desta sexta-feira (7). Pelo menos 238 ocorrências foram registrada após a passagem de uma frente fria e a formação de um ciclone extratropical provocar uma série de estragos e deixar desalojados e feridos. A cidade mais atingida, Dionísio Cerqueira, na fronteira com o Paraná e a Argentina, decretou situação de emergência (veja vídeos abaixo).











