Região com situação mais delicada foi a Oeste, onde três tornados foram registrados e causaram quedas de árvores e destelhamentos
O ciclone extratropical que passou pelo Sul do Brasil nos últimos dois dias provocou diversos danos no estado, por conta das fortes rajadas de vento e da chuva intensa. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, mais de 300 atendimentos foram realizados entre sexta-feira (7) e sábado (8). A situação mais delicada foi registrada na região Oeste, onde foi confirmada a passagem de três tornados, que causaram 211 ocorrências. Não houve mortes.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Foram diversos registros de destelhamentos, quedas de árvores, interrupção de vias e situações de risco eminente. Os municípios com mais ocorrências foram Dionísio Cerqueira, Faxinal dos Guedes, Xanxerê, Abelardo Luz e Xaxim. Por lá, os bombeiros atuaram especialmente na distribuição de lonas às famílias atingidas e na reestruturação dos municípios, com a limpeza de vias e retirada de árvores.
Os bombeiros também foram acionados para ocorrências em outras regiões catarinenses. No Sul, o principal destaque foi o resgate de uma pessoa com deficiência física que ficou ilhada dentro de um veículo no meio de uma rua alagada. Já na Grande Florianópolis, na capital e em São José, foram cinco casos relacionados a quedas de árvores sobre residências e vias públicas.
Principais ocorrências
Oeste
- Xanxerê: 1 resgate em elevador, 6 cortes de árvores e 163 entregas de lona (cerca de 6.000 m²)
- Abelardo Luz: 3 cortes de árvores e 14 entregas de lona (aprox. 400 m²)
- Faxinal dos Guedes: desobstrução de cerca de 2 km da BR-282 — 3 veículos atingidos (sem vítimas) —, além de 1 corte de árvore e 2 entregas de lona (40 m²)
- Xaxim: 2 entregas de lona (10 m²)
- Ponte Serrada: apoio às ações em Faxinal dos Guedes
- Dionísio Cerqueira: cortes de árvores, desobstrução de vias e entrega de lonas (aprox. 1.500 m²)
Sul
- Tubarão: destelhamentos, quedas de árvores e placas em vários bairros
- Laguna: destelhamentos e queda de árvore
- Capivari de Baixo: destelhamentos e danos na rede elétrica
- Imbituba: alagamentos em vias públicas, quedas de árvores e postes, infiltrações em residências e rompimento de cabos de energia devido à queda de raio, afetando cerca de 2.900 unidades consumidoras
- Braço do Norte: queda de placa e corte de árvore em rodovia
- Jaguaruna: danos na rede elétrica e queda de árvore
- Pescaria Brava: deslizamento de terra, com evacuação preventiva de três pessoas
Grande Florianópolis
- Florianópolis: Quedas de árvores sobre residências e vias públicas
- São José: Quedas de árvores sobre residências e vias públicas
Orientações
Neste domingo (9), as condições do tempo melhoraram no estado, mas o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina recomenda que a população permaneça atenta aos avisos da Defesa Civil do estado. As equipes de Força-Tarefa seguem em sobreaviso para atendimento imediato, caso necessário.
Final do Santa Catarina Canta 2025 acontece neste domingo
Evento acontece a partir das 17h, no Trapiche da Beira-Mar; conheça os finalistas
A final do festival Santa Catarina Canta 2025 acontece entre a tarde e a noite deste domingo (9), em Florianópolis. O evento acontece em uma estrutura montada na região do Trapiche da Beira-Mar Norte e tem início programado para às 17h. Serão 21 cantores de todas as regiões do estado, selecionados em etapas do festival realizadas em 23 cidades catarinenses.





