Projeto realizado pela FHESC, em parceria com a Celesc, está entre os três mais inovadores do país
Quatro hospitais catarinenses são destaques nacionais no quesito eficiência energética. Eles contam com um projeto elaborado pela FHESC – entidade que representa os hospitais filantrópicos do estado -, em parceria com a Celesc, que gera economia e está entre os três mais inovadores do país no uso racional da energia elétrica. A revelação ocorreu durante o 21º Congresso Brasileiro de Eficiência Energética (COBEE) realizado pela ABESCO, em São Paulo.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
A iniciativa teve como foco a modernização da infraestrutura elétrica e a adoção de soluções sustentáveis em quatro hospitais filantrópicos catarinenses: Hospital São José, em Maravilha; Hospital Seara do Bem, em Lages; Fundação Pró-Rim, em Joinville; e Hospital Regional de Palmitos. Estas unidades receberam uma série de investimentos, que chegaram aos R$ 5,49 milhões. Entre as obras, estão incluídas a instalação de 1.650 painéis solares, a substituição de 359 pontos de iluminação e 50 condicionadores de ar, além da modernização de sistemas de refrigeração e bombeamento de água. O projeto também garantiu o descarte ambientalmente correto dos equipamentos substituídos, segundo o gerente do projeto na Celesc, Willian dos Santos.
Com essas iniciativas, as unidades economizaram 1.094 MWh, volume que equivale ao consumo de cerca de 61 mil residências juntas. Isso é benéfico para o meio ambiente, visto que colaborou para a redução de 78 toneladas – números estimados – de CO2, que fortalece o efeito estufa. O resultado, segundo a FHESC, consolida o compromisso do setor filantrópico com a sustentabilidade e a gestão eficiente de recursos públicos.
“Esse resultado mostra que a busca por eficiência e responsabilidade ambiental também faz parte da missão das nossas entidades. Os recursos economizados podem ser direcionados para a melhoria do atendimento e para novos investimentos em saúde”, afirmou Alciomar Marin, diretor-executivo da AHESC-FHESC.
“Os hospitais filantrópicos têm um papel social de grande alcance e precisam de iniciativas que garantam não apenas economia, mas também respeito ao meio ambiente. Essa conquista é coletiva e demonstra o quanto podemos evoluir com parcerias bem estruturadas”, destaca a Irmã Neusa Lúcio Luiz, presidente da FHESC.
A iniciativa pode ser premiada novamente em breve. Isso porque o projeto Hospitais + Eficientes é finalista no Prêmio O Setor Elétrico, na categoria Instalações Elétricas. Esta é uma das principais premiações do setor elétrico nacional, que reconhece os esforços bem-sucedidos de elaboração, especificação e instalação de projetos de engenharia elétrica no país. A cerimônia deste ano ocorre nesta segunda-feira (10), em Florianópolis.
Suspeitos de golpe em agência bancária são presos pela Polícia Militar
Casal deve responder pelos crimes do falso atendimento e de estelionato; conheça o golpe
Um casal foi preso no último sábado (8) suspeito de praticar um golpe relacionado a bancos eletrônicos. Eles foram detidos durante uma tentativa de fuga na Rodovia Senador Luiz Henrique da Silveira (BR-280), em São Bento do Sul. Eles serão investigados e poderão responder pelos crimes de estelionato e falso atendimento.





