Em números absolutos, estado registrou o terceiro maior saldo do país
Uma pesquisa a nível nacional mostrou que Santa Catarina apresentou um crescimento acima da média nacional de vagas para jovem aprendiz. Os dados do painel de informática, que tem como base a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) 2024 e Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) de 2025, apontam para um crescimento de 34,9% em Santa Catarina contra 18,7% no país.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Em números absolutos, mais de 39 mil jovens aprendizes foram contratados até o mês de setembro em Santa Catarina. Esse número engloba trabalhadores de 14 a 24 anos e de pessoas com deficiência – sem limite de idade. A pesquisa também apontou que o público feminino foi levemente predominante em 2025, com 50,18% (19.826) a 49,82% (19.683). Em relação à faixa etária, o maior quantitativo foi de jovens de até 17 anos (35.437) e de 18 a 24 anos (4.034).
“Esse resultado reflete, também, o engajamento de empresas e instituições na geração de oportunidades para jovens e pessoas com deficiência. Seguiremos impulsionando a força do nosso mercado de trabalho e o investimento contínuo em capacitação e inclusão produtiva”, destacou o secretário de Estado do Planejamento, Fabricio Oliveira.
Destaque nacional
O saldo positivo – diferença entre contratados e demitidos – de 10 mil colocou Santa Catarina em terceiro lugar nacional na geração de empregos para jovens entre 14 e 24 anos. Segundo a pesquisa, o número do estado só não é melhor que São Paulo e Minas Gerais. Essa alta foi puxada principalmente por Jaraguá do Sul, no Norte de SC, que registrou 888 novas contratações no acumulado do ano. Os demais saldos em destaque foram de Joinville (571), Brusque (567), Blumenau (530), e de Itajaí (469).
Setor industrial
Dentre os setores, destaca-se especialmente a indústria, com saldo de 7.661 vagas de aprendizagem profissional. No segmento, os melhores saldos foram da Fabricação de produtos alimentícios (1.153), Fabricação de produtos têxteis (964) e Confecção de artigos do vestuário e acessórios (942). Em relação aos grupos ocupacionais, a maior parte de contratados foi para os serviços administrativos. Essa função foi responsável por mais da metade dos resultados totais, com saldo de 5.769 e estoque de 26.802 novas contratações.
O setor foi também o que mais cresceu, com 71,1%, diante de uma média nacional de 29,9%. O segundo maior crescimento foi da Construção (68,4%), seguido pelo crescimento da Agropecuária (40,0%). Nacionalmente, essas médias ficaram em 34,7% e 13,5% nos dois grupamentos, respectivamente.
Mulher é presa por descarte irregular de agulhas que feriram dois garis no Oeste
Suspeita foi indiciada por crime ambiental e pode ficar reclusa por até quatro anos
Um caso de descarte irregular de seringas e agulhas em lixo comum terminou com a prisão de uma mulher indicada como a responsável pelo crime ambiental. O despejo ilegal veio à tona quando dois garis se feriram durante a coleta de lixo e necessitaram de tratamento médico profilático por conta do risco de contaminação ao qual estavam submetidos. O ocorrido foi registrado no município de Maravilha, no Extremo Oeste, e as diligências foram concluídas nesta terça-feira (11).





