Celesc está investindo mais de R$ 15 milhões em melhorias estruturais e no serviço
As Centrais de Energia Elétrica de Santa Catarina já iniciaram a preparação para a temporada de verão 2025/2026 em Florianópolis. A empresa está investindo mais de R$ 15 milhões para aumentar a capacidade do sistema, gerando uma maior estabilidade no fornecimento e evitando interrupções por conta da sobrecarga. As ações são concentradas, especialmente, nas regiões Sul e Norte da Ilha, onde o fluxo de turistas é maior.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
As melhorias, segundo a Celesc, garantem que a energia circule pelos bairros e permite um reestabelecimento mais ágil em caso de ocorrências, evitando que grandes áreas fiquem sem fornecimento, principalmente comércio, hotéis, restaurantes e serviços.
“Estamos reforçando a infraestrutura elétrica com foco no atendimento à população, no turismo e no desenvolvimento econômico da capital. Nosso compromisso é garantir um verão mais seguro e estável em energia para todos”, destacou o presidente da Celesc, Tarcísio Rosa.
O investimento prevê diversas melhorias na rede elétrica da capital, como a construção de novos alimentadores, que evitam a sobrecarga na rede por meio da adição de novas rotas da energia. O serviço também será melhorado, com a realização de manutenções preventivas, reorganização de circuitos e correções estruturais para melhorar o desempenho do sistema.
“Estamos antecipando os reforços para o verão, resolvendo pontos sensíveis e preparando a rede para atender bem moradores e visitantes”, destacou Leandro Seemann, gerente regional da Celesc em Florianópolis.
Regiões onde as obras são realizadas
- Monte Verde, Saco Grande e Norte da Ilha – Reforço da rede para mais estabilidade em áreas como Canasvieiras, Jurerê e Praia Brava.
- Campeche e Sul da Ilha – Aumento da capacidade para acompanhar o crescimento urbano e o aumento da demanda no verão.
- Ingleses, Rio Vermelho e Moçambique – Modernização da rede para reduzir riscos de interrupções em períodos de grande utilização.
- Praia Brava e Cachoeira do Bom Jesus – Melhoria no desempenho da rede, garantindo mais confiabilidade nos horários de pico.
SC registra crescimento acima da média nacional em contratação de jovens aprendizes
Em números absolutos, estado registrou o terceiro maior saldo do país
Uma pesquisa a nível nacional mostrou que Santa Catarina apresentou um crescimento acima da média nacional de vagas para jovem aprendiz. Os dados do painel de informática, que tem como base a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) 2024 e Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) de 2025, apontam para um crescimento de 34,9% em Santa Catarina contra 18,7% no país.





