Ocorrência mobilizou equipes de socorro e já foi controlada
Um vazamento de gás de amônia em um frigorífico deixou ao menos 20 pessoas intoxicadas na tarde desta sexta-feira (14). O caso foi registrado por volta das 15h50 na indústria Pamplona Alimentos, às margens da BR-470 em Rio do Sul, no Vale do Itajaí.
Equipes do Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) seguem no local para atender os funcionários. Quando as viaturas chegaram para o socorro, alguns trabalhadores já haviam sido encaminhados às pressas para atendimento médico por funcionários e veículos da empresa.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Segundo o CBMSC, a maioria dos casos foi de intoxicação leve. Diversas vítimas apresentaram falta de ar e dor de cabeça. Também eram comuns queixas de náuseas, tonturas e vômito. A equipe avançada do SAMU realizou a triagem das vítimas e um médico aplicou medicações nos casos necessários.
Cerca de 12 trabalhadores foram atendidos pelas equipes de socorro no ambulatório da empresa. Todas elas foram estabilizadas e conduzidas ao Hospital Regional do Alto Vale pelas ambulâncias do CBMSC e do SAMU.
O vazamento do gás ocorreu em um único setor do frigorífico, e foi contido pelos funcionários antes mesmo da chegada das equipes de socorro. A Pamplona Alimentos informou que as equipes de Segurança do Trabalho atuaram em conjunto com o CBMSC para garantir a segurança das vítimas.
O caso gerou preocupação pois a exposição a amônia pode causar ardência nos olhos, nariz e garganta, além de dificuldade respiratória e tosse. Em altas concentrações, a inalação do gás provoca edema pulmonar, enquanto o contato direto é capaz de gerar queimaduras químicas na pele e danos irreversíveis à visão. A intoxicação ocorre rapidamente e exige atendimento médico imediato, já que seus efeitos podem se agravar e ser até mesmo fatais.
Cidade paradisíaca de SC inicia taxação sobre visitantes neste sábado (15)
Taxa de Preservação Ambiental pode chegar a R$ 191,00, dependendo do veículo
O município de Bombinhas, destino no Litoral Norte de Santa Catarina quase 40 praias paradisíacas, inicia neste sábado (15) a cobrança da Taxa de Preservação Ambiental (TPA). Com valores de até R$ 191,00, a tarifa é cobrada a visitantes que desejam ingressar na cidade durante a temporada de verão, até o dia 15 de abril.





