Eles teriam disparado 18 vezes contra a vítima, que foi atingida no tórax e na mão
Um trio foi condenado na última semana a penas que, somadas, chegam a 40 anos de prisão por uma tentativa de homicídio ocorrida em Joinville, no ano de 2022. O crime teria sido praticado por conta de conflitos entre facções criminosas rivais com atuação no município e região. Os réus, entre eles o coordenador do ataque, responderam pelo crime de tentativa de homicídio qualificado, por motivo torpe, perigo comum e recurso que dificultou a defesa da vítima. A defesa poderá recorrer à decisão, mas não foi dado aos condenados o direito de responder em liberdade.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
O crime
O crime violento aconteceu na noite de 2 de dezembro de 2022, no bairro Jardim Paraíso, em Joinville. Era por volta de meia-noite, quando os três condenados chegaram a pé e atiraram 18 vezes contra a vítima, que estava na sacada de um sobrado, onde residia. Os disparos atingiram o tórax e uma das mãos do homem, que sobreviveu ao rastejar para dentro de casa, ligar para a emergência e receber atendimento médico no local.
Segundo a decisão, o crime foi premeditado e foi motivado por suspeita de que a vítima integrava uma organização criminosa rival. Foi destacado também que o ataque foi cometido com emprego de meio que poderia resultar em perigo comum, já que outras pessoas estavam na residência, incluindo duas crianças e familiares da vítima.
Condenação
Os três homens foram condenados em sessão do Tribunal de Júri da Comarca de Joinville. Os indivíduos foram sentenciados pelo crime de tentativa de homicídio qualificado e receberam penas de 14 anos, quatro meses e seis dias de reclusão; 14 anos, três meses e 22 dias; e 12 anos, nove meses e dois dias, todas em regime fechado. Da decisão cabe recurso, mas eles não poderão recorrer em liberdade.
Desempenho das forças de segurança é destaque no mês de outubro em SC
Estado registrou quedas consideráveis em homicídios, mortes violentas, furtos e roubos
A segurança foi novamente destaque em Santa Catarina no mês de outubro, com melhoras significativas em diversos índices relacionados aos crimes letais e patrimoniais. Os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), o número de mortes violentas em relação ao mesmo período de 2024 caiu 21,7% e atingiu o segundo menor número desde o início da série histórica, em 2008. Números relacionados a homicídios (-15,4%), feminicídio (-20%) e latrocínios (-50%) também foram destaque.





