Não há, até o momento, informações a respeito de vítimas
Um incêndio atingiu o principal pavilhão de eventos da Conferência do Clima da ONU (COP) em Belém, no Pará, nesta quinta-feira (20), onde acontece a Blue Zone. Segundo informações da repórter Isabela Mota, da Rádio BandNews FM, o local está sendo evacuado neste momento para garantir a segurança dos presentes.
Ainda não há informações sobre a causa do fogo, a extensão dos danos ou a existência de feridos. Equipes do Corpo de Bombeiros já foram acionadas e estão a caminho do local para conter as chamas e realizar o trabalho de rescaldo. Todas as salas e áreas de exposição do pavilhão estão sendo esvaziadas como medida de precaução.
As atividades do evento, que está na fase final de negociação, foram temporariamente suspensa. O ministro do Turismo, Celso Sabino, disse que as primeiras informações indicam que o fogo começou na área do stand da China. Segundo ele, as lonas do pavilhão são anti-chamas, o que impediu a propagação do fogo.
Clima de tensão
O incidente ocorre em um momento de alta segurança e atenção na capital paraense, que sedia o maior evento de discussões climáticas do mundo. Nas últimas semanas, a cidade registrou outros focos de incêndio que, embora não diretamente ligados à estrutura principal da COP, colocaram as autoridades em alerta.
No dia 10 de novembro, um incêndio já havia atingido uma área de armazenamento de materiais de construção perto do Aeroporto Internacional de Belém, que passou por reformas para o evento. Na ocasião, a fumaça preta pôde ser vista de vários pontos da cidade, mas não houve feridos nem impacto nas operações de voo.
Segurança reforçada
A segurança no perímetro da COP em Belém já havia sido reforçada nos últimos dias após um alerta da própria ONU sobre vulnerabilidades na estrutura e no controle de acesso à chamada “Zona Azul”, área administrada pela organização.
O esquema de segurança conta com um forte esquema de policiamento, com a presença do Exército, da Força Nacional de Segurança Pública e do Corpo de Bombeiros, que lançou a “Operação COP30” com mais de mil militares para garantir a prevenção de acidentes e a segurança dos participantes.
Homem surta e incendeia a própria casa após término de relacionamento
Morador montou barricada, entrou em luta corporal e tentou pular da janela para não ser resgatado pelos bombeiros
Um homem de 25 anos foi preso em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, após atear fogo na própria casa e investir contra bombeiros que tentavam resgatá-lo. Segundo a Polícia Militar (PMSC), o homem estava em estado de surto psicótico causado pelo uso de cocaína, após o término de um relacionamento amoroso. O caso ocorreu na manhã desta quarta-feira (19).





