Dell, o “Haaland do Sertão”, marcou duas vezes e foi fundamental para a seleção seguir viva na busca do penta da Copa do Mundo sub-17
O Brasil venceu a seleção de Marrocos na tarde desta sexta-feira (21) e conquistou a classificação para a semifinal da Copa do Mundo sub-17, realizada no Catar. A classificação foi emocionante, com Dell, atacante do Bahia, marcando o gol da vitória no último segundo de jogo. Agora, a seleção brasileira enfrenta Portugal na luta por uma vaga na final. O jogo está marcado para a próxima segunda-feira (24). O horário ainda não foi definido.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
A partida começou bem para o Brasil, que abriu o placar aos 14 minutos de jogo, com Dell. O camisa 9 aproveitou o cruzamento de Ruan Pablo, antecipou o zagueiro marroquino e abriu o placar. Ainda no primeiro tempo, já nos acréscimos Ângelo derrubou Al Aoud dentro da área e o árbitro marcou pênalti. Baha cobrou no meio do gol e superou João Pedro, goleiro brasileiro, para empatar as quartas de final.
O segundo tempo foi mais brasileiro, com os garotos da amarelinha controlando o jogo, com mais posse de bola e as melhores chances para ficar a frente do placar, mas não conseguiram ser efetivos. O Marrocos era perigoso no contra-ataque, mas também não conseguia aproveitas. Tudo parecia ir para a disputa de pênaltis, situação que os brasileiros conhecem bem. Na segunda fase, contra o Paraguai, e nas oitavas de final, contra a França, o Brasil avançou nas penalidades, contando com o brilho do goleiro João Pedro, que defendeu 5 cobranças.
Quando o desfecho parecia ser o mesmo, após um “bate rebate” no ataque brasileiro, Tiaguinho tocou de cabeça para dentro da área. No espaço entre os zagueiros e o goleiro, Dell apareceu livre e, aos 17 anos de idade, demonstrou muita calma ao driblar o goleiro com o peito e finalizar com o gol livre. O técnico marroquino até usou um pedido de revisão do VAR (recurso que é usado como teste na competição), mas os árbitros não encontraram irregularidades e validaram o gol no último lance – literalmente, porque nem houve tempo para a bola voltar a rolar. Com a confirmação, o camisa 9 comemorou o segundo gol dele na partida e o quinto na Copa do Mundo sub-17. Agora, o “Haaland do Sertão”, como é chamado pelos torcedores brasileiros pela semelhança com o atacante norueguês, é o vice-artilheiro da competição, atrás de Anísio Cabral (Portugal) e Johannes Moser (Áustria), ambos com seis gols.
Campanha do Brasil
Na fase de grupos, o Brasil teve uma campanha de duas vitórias – por 7×0 contra Honduras e 4×0 contra a Indonésia – e um empate contra a seleção da Zambia, por 1×1. Como há 48 seleções, assim como será na Copa do Mundo de 2026, antes das oitava de final ainda existe a disputa da segunda fase. Nesta etapa, empatou com o Paraguai por 0x0 no tempo normal e venceu por 5×4 na disputa de pênaltis, contando com o brilho do goleiro João Pedro, que pegou três cobranças.
Nas oitavas, enfrentou a forte seleção da França e empatou novamente, desta vez pelo placar de 1×1. Nos pênaltis, João Pedro brilho novamente, defendeu duas cobranças e ajudou o Brasil a se classificar após vitória por 4×3. Agora, nas quartas, conquistou a emocionante vitória por 2×1 com gol no último segundo.
Retirada de itens do tarifaço ajudou, mas não resolveu crise, diz Fiesc
Produtos como madeiras e móveis, que representam mais de 37% das exportações catarinenses para o país, foram mantidos
A decisão da retirada da tarifa de 40% a 238 produtos brasileiros aliviou um pouco o cenário preocupante que a economia catarinense vive quanto às exportações, mas ainda existe um grande caminho pela frente, segundo a Federação das Indústrias de Santa Catarina. A medida por parte dos Estados Unidos foi anunciada na noite desta quinta-feira (20) pelo presidente Donald Trump e foi comentada pelo presidente da Fiesc, Gilberto Seleme.





