24 de novembro de 2025
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Chuva em SC: 3 cidades já decretaram situação de emergência

Foto: Redes sociais/Reprodução
Outros municípios analisam adotar medida após registrarem mais de 100 mm de chuva em 12 horas

Três municípios de Santa Catarina decretaram situação de emergência até esta segunda-feira (24) após as chuvas intensas e persistentes que atingem o estado desde o fim de semana. Segundo a Defesa Civil estadual, mais de 360 residências foram atingidas e cerca de 113 pessoas estão desalojadas.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Segundo o monitoramento meteorológicos, as áreas atingidas pelos maiores volumes se concentram entre o Vale do Itajaí e o Litoral Norte do estado, confirmando a previsão apontada por uma Atenção Meteorológica emitida pela Defesa Civil. Somente nas primeiras 12 horas desta segunda-feira, os acumulados de chuva superaram os 100 mm em cinco cidades:

  • Balneário Barra do Sul – 150.4 mm
  • Araquari – 139.4 mm
  • São Francisco do Sul – 131.8 mm
  • Luiz Alves – 126.5 mm
  • Itapoá – 102.1 mm

Os municípios de Lontras, Petrolândia e Ibirama, todos no Vale do Itajaí, já emitiram decretos de situação de emergência para agilizar as medidas de recuperação às estruturas atingidas pelas chuvas, além de vendavais e queda de granizo. Luiz Alves, Rio das Antas, Fraiburgo e Balneário Barra do Sul também analisam adotar a medida.

> Joinville entra em nível Amarelo após registrar mais de 100 mm de chuva

Em Petrolândia, o granizo veio acompanhado de chuva intensa e ventos fortes, acumulando cerca de 60 mm em menos de 20 minutos, o que causou destelhamentos, quedas de árvores, inundações por bueiros entupidos pelo gelo e prejuízos severos às lavouras de fumo e cebola, inclusive com perdas totais em várias propriedades..

Em Lontras, o vendaval foi mais intenso nos bairros Margem Esquerda, Vila Jacobsen, Salto Pilão e nas localidades de Alto Tafona, Tafona e Alto Subida, onde casas foram danificadas, vias ficaram bloqueadas por árvores e redes de energia caídas, além de lavouras destruídas. Já em Ibirama, a tempestade atingiu residências nas comunidades de Ribeirão do Salto, São Miguel, Ribeirão Areado e Ribeirão do Cocho, afetando diretamente moradores e demandando assistência humanitária.

Situação crítica em Luiz Alves é compartilhada por moradores. Imagens: Redes sociais/Reprodução

Calamidade em Luiz Alves

Também nesta segunda-feira, o município de Luiz Alves precisou interromper os serviços da Educação e da Saúde em decorrência de sérios alagamentos em diversos pontos da cidade. Todas as escolas e unidades de saúde ficaram fechados a partir desta tarde e a Prefeitura ativou um abrigo emergencial para acolher as famílias que precisarem sair de casa.

Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram carros e estruturas quase completamente debaixo d’água, além de pessoas ilhadas, que são resgatadas por um grane efetivo do Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC) mobilizado até a cidade. Ainda não há informações oficiais sobre o número de residências e pessoas afetadas. O município segue sob riscos de alagamentos e deslizamentos nas próximas horas.

           

             

Homem tem 70% do corpo queimado ao tentar incendiar casa da ex-companheira

Agressor usava galão de líquido inflamável, que acabou explodindo

Um homem de 38 anos sofreu queimaduras em cerca de 70% da superfície corporal enquanto tentava atear fogo na casa da ex-companheira. O fato ocorreu na noite deste domingo (23) em Guabiruba, no Vale do Itajaí. A mulher também ficou ferida.

Continue lendo