Caso foi denunciado por uma turista, que viu um peru com a saúde bastante debilitada
Um estabelecimento que mantém animais selvagens foi notificado pela Delegacia de Proteção Animal (DPA) para melhorar as condições de vida dos animais que lá vivem. A situação foi registrada nesta terça-feira (25) em uma chácara localizada no bairro Ingleses do Rio Vermelho, na região Norte da Ilha, em Florianópolis, e foi denunciada por uma mulher, que desconfiou de machucados em um peru e publicou nas redes sociais.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
O caso foi acompanhado por agentes da DPA, Polícia Científica e Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC). Segundo o boletim registrado, a fiscalização no local se deu após uma turista constatar que um peru estava bastante debilidade, com um ferimento aparente e com os cuidados negligenciados pelo médico veterinário da unidade. Além disso, segundo a denúncia, os funcionários permitiam o contato direto do animal com crianças, o que estaria agravando a situação.
A situação do animal foi tratada com o profissional responsável pelo cuidado. De acordo com ele, o ferimento foi causado por um gambá e a recuperação não estava indo bem porque o animal já está velho. Diante disso, foi firmado um termo de ajustamento de conduta com o veterinário. Além desse caso, os agentes também fiscalizaram os recintos de outros 52 animais – pavões, garnizés, galo, ovelhas, pônei, patos e galinha-d’angola. Todos eles estavam em bom estado de saúde, mas a água disponibilizada para eles e o sistema de areação dos lagos existentes estavam bastante sujos. Foi solicitada, então, a limpeza adequada dos recipientes e do sistema em questão. Novas fiscalizações serão realizadas posteriormente para verificar se os ajustes foram cumpridos.
Veja fotos
Resposta do estabelecimento
A reportagem do Portal TVBV Online entrou em contato com a Chácara do Rio Jordão, onde houve a fiscalização. Por meio de mensagens, o estabelecimento disse que a mulher denunciante viu o peru doente e, antes de consultar as equipes do local, já publicou nas redes e denunciou como maus-tratos. Também foi confirmada a presença dos órgãos responsáveis no local e que os oficiais foram colocados a par da situação, por meio de conversas com o veterinário e o colaborador que faz a limpeza e trato dos recintos.
Foram solicitados troca dos recipientes de agua, a colocação de motor no lago para irrigação e o envio dos laudos do tratamento veterinário do peru. “Todos os outros animais estão bem, não havendo nenhuma intercorrência a respeito”, finalizou.
Procon publica guia para consumidores que desejam comprar na Black Friday
Data é marcada por diversos descontos benéficos, mas também por inúmeros golpes e fraudes
A Black Friday acontece na próxima sexta-feira (28) e um grande volume de vendas é esperado em Santa Catarina. Segundo a Fecomércio, os catarinenses pretendem gastar, em média, R$ 1.659 neste dia. A data é marcada por diversos descontos vantajosos para os consumidores, mas alguns caem em golpes de criminosos, que se aproveitam do ímpeto de compradores para lucrar de forma desonesta. Diante deste cenário, o Procon de Santa Catarina publicou uma série de dicas para evitar situações como essa no estado.










