Conquista aconteceu exatamente nove anos após o trágico acidente com o avião da Chapecoense
Os Jogos Abertos de Santa Catarina de 2025 foram encerrados no último sábado (29) e tiveram um campeão inédito. O município de Chapecó, que sediou o evento, levantou o troféu da competição pela primeira vez na história da competição, que teve a 64ª edição realizada neste ano. O título foi conquistado com 191 pontos somados, 22 a mais que Blumenau, que terminou em segundo lugar. Florianópolis terminou a edição na terceira colocação e fechou o pódio.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Neste ano, o JASC teve a participação de mais de 8 mil atletas, que representaram 147 municípios. Ao todo 29 modalidades foram disputadas no oeste catarinense, sendo que em 8 delas Chapecó saiu como campeã. O município também teve campanhas de destaque em outros 10 esportes, terminando em segundo e terceiro lugar e somando pontos importantes para o título inédito.
“O esporte é isso, ele é inspiração. A Prefeitura faz muito pelo esporte. A Arena Condá é da Prefeitura, revitalizamos as praças esportivas, construímos o Parque do Eldorado que sediou o Thriathlon, a nova pista sintética que propiciou à nossa atleta Daniele Campigotto conquistar três ouros e recorde nos 100m, rasos, apoiamos a base com o Atleta do Futuro e repassamos valores para os convênios. A Prefeitura é o maior patrocinador das modalidades. E o resultado está aí. Agora vamos criar uma bolsa para atletas que buscam índices para as Olimpíadas. E queremos ter alguém de Chapecó já na Olimpíada de 2028”, disse o prefeito João Rodrigues, destacando o apoio que o município dá aos atletas.
“Chapecó entra no hall dos grandes campeões dos JASC. Agradeço a Prefeitura que nos auxiliou na organização desta edição, que não teve nenhum problema relevante. Com certeza foi uma das melhores edições de Jogos Abertos da história”, disse Jeferson Batista, presidente da Fesporte, entidade que organiza os jogos.
Nove anos do trágico acidente e o título inédito
O dia 29 de novembro agora tem dois significados importantes para o esporte da cidade. Em 2025, foi conquistado o primeiro título geral dos Jogos Abertos de Santa Catarina da história. Porém, a data também marca um episódio triste para a cidade. Há nove anos, no mesmo dia 29, o time da Chapecoense viajava para a Colômbia em busca do título da Copa Sul-Americana de 2016, contra o Atlético Nacional de Medellín. Porém, um trágico acidente de avião em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, vitimou 71 pessoas e representou um dos maiores desastres esportivos do mundo, gerando uma grande comoção.
O clube colombiano que disputaria a final cedeu o título ao “Verdão do Oeste”, como uma forma de homenagear todos os mortos no trágico acidente, que vitimou jogadores, membros da comissão técnica, diretores, jornalistas e tripulação.
VÍDEO: Forte temporal causa estragos em Lages
Serviços públicos precisaram ser suspensos nesta segunda-feira (1)
O forte temporal que atingiu o município de Lages, na Serra Catarinense, na tarde deste domingo (30), causou alagamentos, quedas de árvores e destelhamentos. A Prefeitura informou que prédios públicos da Secretaria Municipal de Saúde foram atingidos e os serviços precisaram ser suspensos nesta segunda-feira (1).





