4 de dezembro de 2025
TVBV ONLINE
Cultura

Mostra fotográfica remonta 70 anos de trabalhos sociais em Florianópolis

Imagens: Gabriela Perdigão/SERTE
História da Sociedade Espírita de Recuperação, Trabalho e Educação está exposta no Palácio Barriga-Verde

Uma exposição na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) reconstrói as sete décadas de trabalho filantrópico realizado pela SERTE – Sociedade Espírita de Recuperação, Trabalho e Educação. A mostra fotográfica “SERTE: Primeiros 70 Anos” está disponível até o dia 12 de dezembro no Espaço Cultural Cruz e Sousa.

A exposição oferece ao público fotos históricas e registros contemporâneos que contam a trajetória da instituição, que é referência no acolhimento de crianças e idosos em situação de vulnerabilidade. A SERTE é hoje uma das mais importantes organizações sociais da Grande Florianópolis, administrando o Lar das Crianças Seara da Esperança e o Lar dos Idosos Irmão Erasto, além do Educandário Lar de Jesus.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

A mostra fotográfica remonta a história da sociedade desde sua criação em 1956, a partir da visão e sensibilidade de Leonel “Nelito” Pereira e sua esposa Julia, e reúne os primeiros passos da instituição com documentos raros e imagens da década de 1950. A narrativa transita por histórias reais de acolhimento e transformação ao longo dos anos, até chegar ao trabalho que é realizado hoje com 57 idosos, 240 crianças, por centenas de voluntários e profissionais.

Na exposição, o público poderá conhecer o antigo “ranchinho” da SERTE na Cachoeira do Bom Jesus até os atuais espaços que abrigam o educandário e os lares de acolhimento. O projeto apresenta ainda as iniciativas culturais e artísticas desenvolvidas pela sociedade, como o Prêmio Nacional de Literatura Espírita, o Salão Nacional de Artes Visuais Transcendentais, o Coral e o projeto Descobrindo Talentos.

Outro destaque da mostra é o painel dedicado ao Brechó da SERTE, iniciativa que reúne mais de 60 voluntários e se tornou símbolo de solidariedade, propósito e cuidado ambiental. Toda a renda obtida é revertida para as obras sociais da instituição. Segundo Gabriela Perdigão, coordenadora geral da SERTE, a exposição conta ainda com uma sessão de quadros pintados pela artista plástica Mariette Silveira. “Todos os quadros, em nanquim, estão à venda, e o valor será revertido para a SERTE. No salão principal da Alesc estão os painéis contando um pouco da história da SERTE, o passado, o presente e o futuro. E lá em cima tem a exposição de quadros, que conforme eles forem sendo vendidos, o valor é doado para a instituição”, explica.

As imagens revelam a força de uma obra construída coletivamente, onde gestos e doações ajudaram a a transformar vulnerabilidade em dignidade e esperança. A mostra “SERTE: Primeiros 70 Anos” está aberta a visitação de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, no hall de entrada do Palácio Barriga-Verde.

Segundo Gabriela Perdigão, coordenadora geral da SERTE, a exposição conta ainda com uma sessão de quadros da artista plástica Mariette Silveira. “Todos os quadros em nanquim estão à venda, e o valor será revertido para a SERTE. Então lá embaixo, no salão principal da LESC, estão os painéis, contando um pouco da história da Serti, o passado, o presente e o futuro, e lá em cima tem a exposição de quadros, que conforme eles forem sendo vendidos, o valor é doado, é destinado por parte da artista plástica para a instituição.

           

             

Falso ‘The Rock’ é preso em SC por operar esquema internacional de golpes

Grupo criminoso se passava pelo ator para tirar dinheiro das vítimas

Um grupo criminoso, com base na África, é alvo de uma operação da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) por se passar pelo ator estadunidense Dwayne “The Rock” Johnson para aplicar golpes digitais e tirar dinheiro de vítimas no Brasil. O operador do esquema, um homem de 32 anos, natural de Benim, foi preso nesta quinta-feira (4) em Florianópolis.

Continue lendo